Foi realizada na tarde desta segunda-feira (30) uma entrevista coletiva com Esther Dweck, ministra da Gestão e Inovação do Governo Federal, para anunciar a publicação do edital da segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU), conhecido como o “Enem dos Concursos”.
A coletiva contou com a participação das ministras da Igualdade Racial, Anielle Franco; dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara; das Mulheres, Márcia Lopes; da presidenta da Escola Nacional de Administração Pública (Enap), Bethânia Lemos; e da secretária-executiva do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, Janine dos Santos.
O concurso ofertará um total de 3.652 vagas distribuídas entre 32 órgãos federais. Dessas, 2.480 vagas são para contratação imediata, sendo 1.972 para nível superior e 508 para nível intermediário. Além disso, 1.172 vagas serão para contratação em curto prazo, após a homologação dos resultados, todas para nível superior.
A Fundação Getulio Vargas (FGV) será a banca organizadora do concurso. O cronograma preliminar indica a aplicação da prova objetiva para 5 de outubro de 2025. A prova discursiva para os habilitados na objetiva será aplicada no dia 7 de dezembro de 2025, e a divulgação dos resultados está prevista para fevereiro de 2026, com a primeira lista de classificação esperada para 30 de janeiro de 2026.
A ministra Dweck destacou que o reforço na contratação de servidores é fundamental para a ampliação da qualidade dos serviços públicos, sendo parte da estratégia de reforma administrativa iniciada em 2023. “Novo perfil de servidores vai contribuir para tornar o Estado mais eficiente”, afirmou.
Outras confirmações foram de que as provas serão aplicadas em 228 municípios em todo o país. O destaque é que dois terços das vagas são destinadas para o Distrito Federal.
Novidade do edital será ainda a reformulação das provas discursivas. Para os cargos de nível superior, a prova será composta por duas questões discursivas, enquanto para nível intermediário, será aplicada uma redação discursiva-argumentativa.
Cotas e inscrições
Será aplicado o percentual de 30% previsto na nova Lei de Cotas, distribuído da seguinte forma: 25% para pessoas negras, 3% para pessoas indígenas e 2% para pessoas quilombolas. Adicionalmente, 5% das vagas serão destinadas a pessoas com deficiência.
As inscrições para o CPNU 2 serão abertas no período de 2 a 20 de julho de 2025, com pagamento da taxa de inscrição até 21 de julho de 2025. A taxa de inscrição será de R$ 70 para qualquer bloco temático.
A isenção da taxa de inscrição pode ser solicitada até 8 de julho de 2025 por candidatos inscritos no CadÚnico, doadores de medula óssea, ou aqueles que participaram do Fies/Prouni.
Blocos temáticos
Uma das principais novidades desta edição é o número de editais. Enquanto na primeira edição foram divulgados oito documentos, a segunda edição contará com apenas um único edital que reunirá todos os detalhes das vagas e dos blocos temáticos.
No ato da inscrição, o candidato deverá escolher apenas um dos blocos temáticos, direcionando sua participação para as vagas correspondentes àquela área de atuação. As provas do CNU serão formuladas com base no bloco selecionado, com conteúdos compatíveis com o perfil das carreiras contempladas em cada grupo.
O Concurso Nacional Unificado de 2025 contará com nove blocos temáticos:
- Bloco 1: Seguridade Social: Saúde, Assistência Social e Previdência Social: 789 vagas;
- Bloco 2: Cultura e Educação: 130 vagas;
- Bloco 3: Ciências, Dados e Tecnologia: 212 vagas;
- Bloco 4: Engenharias e Arquitetura: 306 vagas;
- Bloco 5: Administração: 1.172 vagas;
- Bloco 6: Desenvolvimento Socioeconômico: 285 vagas;
- Bloco 7: Justiça e Defesa: 250 vagas;
- Bloco 8: Intermediário – Saúde: 168 vagas;
- Bloco 9: Intermediário – Regulação: 340 vagas.
O edital, com estas e todas as demais informações, será publicado em edição extra do Diário Oficial da União (D.O.U.) ainda nesta segunda-feira (30).
Fique por dentro das vagas
Está em busca de oportunidades de trabalho ou é concurseiro? Participe do nosso grupo de Empregos & Concursos no Facebook. Atualizações diárias sobre principais concursos e vagas em Campo Grande, Dourados, Aquidauana, Corumbá, Três Lagoas, Ponta Porã, Maracaju e demais cidades de MS.
***