Governo Federal autoriza concurso para a Polícia Federal com mil vagas

O tão aguardado concurso para a Polícia Federal foi oficialmente autorizado. A publicação ocorreu nesta quinta-feira (13) no Diário Oficial da União, por meio da Portaria nº 19.026-DG/PF. O certame oferecerá mil vagas distribuídas entre diversos cargos da corporação, com previsão de novas contratações para o próximo ano.
Conforme detalhado na portaria, o concurso contemplará os seguintes cargos: 120 vagas para delegado de polícia federal; 69 vagas para perito criminal federal;
630 vagas para agente de polícia federal; 160 vagas para escrivão de polícia federal; e 21 vagas para papiloscopista policial federal.
A portaria determina que a Diretoria de Gestão de Pessoas da Polícia Federal deverá organizar o certame e aprovar as normas necessárias para sua execução. O edital de abertura das inscrições tem prazo máximo de seis meses para ser publicado, contados a partir da data de publicação da portaria.
O concurso seguirá as disposições legais previstas no Decreto-Lei n.º 2.320/1987, na Lei n.º 9.266/1996 e no Decreto n.º 9.739/2019.
Expansão do quadro da Polícia Federal
Este concurso faz parte de um plano maior do Governo Federal para reforçar o efetivo da Polícia Federal. No último dia 29 de janeiro, o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, anunciou que 2.000 vagas serão preenchidas até 2026, sendo mil neste concurso e outras mil no próximo ano.
Segundo o ministro, o atual quadro da Polícia Federal conta com cerca de 13 mil servidores, enquanto o histórico da corporação já chegou a 15 mil agentes ativos. O reforço de pessoal visa ampliar as ações da PF no combate ao crime organizado, na segurança das fronteiras e na repressão aos crimes ambientais.
💬 Receba notícias antes de todo mundo
Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.