Encerram-se neste domingo (6) as inscrições para concorrer a bolsas de estudo inéditas da Esmagis (Escola da Magistratura do Estado de Mato Grosso do Sul), no Curso Preparatório à Magistratura e Demais Carreiras Jurídicas. Ao todo, serão ofertadas 10 bolsas, sendo três integrais e sete parciais, para a Turma 2025/2026.
Pela primeira vez desde sua fundação, em 1985, a instituição criada e mantida pela Amamsul (Associação dos Magistrados de Mato Grosso do Sul) abriu seleção pública para a concessão de bolsas.
Inscrições
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até 6 de julho de 2025, exclusivamente pelo site www.esmagis.com.br.
A seleção será realizada por meio de prova objetiva no dia 7 de julho, às 19h, no Auditório Rêmolo Letteriello, na sede da Esmagis, em Campo Grande (MS).
As bolsas serão distribuídas da seguinte forma:
– 3 bolsas integrais (100%) para candidatos(as) negros(as), indígenas, quilombolas ou pessoas com deficiência;
– 7 bolsas parciais, com descontos de 40% a 80%, para o público geral.
Importância da ação
Podem concorrer bacharéis em Direito, exceto aqueles que, na data da inscrição, estejam realizando residência jurídica vinculada ao Tribunal de Justiça de MS. Em caso de empate na classificação, será considerado(a) o(a) candidato(a) de maior idade.
A iniciativa é da atual gestão da Amamsul e já conta com 79 inscritos, demonstrando o interesse pela formação jurídica de qualidade e o alcance social da medida.
Para o juiz Ricardo Suaid, diretor de Ensino da Esmagis, essa é uma oportunidade histórica. “Acreditamos que a formação jurídica de excelência deve estar ao alcance de todos, respeitando critérios sociais e promovendo a inclusão”, destacou.
Segundo o presidente da Amamsul, juiz Mário José Esbalqueiro Júnior, a ação busca tornar o ensino jurídico mais acessível. “A democratização da magistratura começa com oportunidades como essa. Queremos ampliar o acesso à formação de excelência e fortalecer a diversidade dentro do Poder Judiciário”, afirmou.
Mais informações e o edital completo estão disponíveis em www.esmagis.com.br.
💬 Fale com os jornalistas do Midiamax
Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?
🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.
✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.
***