Pular para o conteúdo
Emprego e Concurso Cotidiano

UFGD prorroga início de concurso após candidatos se atrasarem em congestionamento

Candidatos reclamam de favorecimento e relataram que os portões teriam sido reabertos
Osvaldo Sato, Priscilla Peres -
Universidade Federal da Grande Dourados (Foto: Marcos Morandi, Midiamax)

Candidatos do concurso público da ( Federal da Grande ) para técnicos-administrativos em educação, realizado neste domingo (2), relataram que os portões foram reabertos após o horário, o que teria permitido a entrada de concorrentes ‘atrasados’.

Apesar do edital prever o fechamento dos portões às 8h, candidatos relatam que os portões foram reabertos após o horário. Segundo nota divulgada pela UFGD, devido ao congestionamento causado pelos acidentes, a Comissão Organizadora do concurso decidiu alterar o horário de início da prova para as 8h30.

Tal decisão, segundo a universidade, foi tomada “com o objetivo de garantir a isonomia entre os candidatos, uma vez que a excepcionalidade comprometeu a chegada de muitos participantes ao local do exame”.

A UFGD também ressaltou que nenhum candidato foi prejudicado com a decisão, já que todos tiveram o mesmo tempo para o início e a conclusão das provas. A universidade garantiu que a medida “garantiu a equidade entre os participantes, assegurando que nenhum concorrente fosse favorecido ou desfavorecido em razão do imprevisto”.

Segundo um candidato, três acidentes na rodovia de acesso à universidade pioraram ainda mais o acesso dos inscritos aos locais de prova. “Tiveram três batidas na BR, porque sul-mato-grossense nunca teve que enfrentar um engarrafamento e não sabe lidar com isso”, disse o candidato.

Para o André Luiz Godoy Lopes, de , especializado em concursos públicos, caso reste comprovado que não houve igualdade de condições a todos os candidatos, o concurso pode estar passível de anulação.

“Alterações nas regras do edital exigem justificativas sólidas. Se comprovada a irregularidade, é possível buscar a anulação das provas afetadas ou até do concurso”, explicou Lopes, que já atuou em casos similares em MS.

Entretanto, sobre a possibilidade de anulação, o advogado acredita que seria possível apenas por meio de uma recomendação do Ministério Público Federal e decisão judicial de um juiz federal. Por isso, ele recomenda que os candidatos que se sentiram prejudicados, que façam denúncia junto ao MPF e também organizadora do certame.

“Isso precisa ser apurado com muita seriedade pelo Ministério Público Federal. Se você é candidato desse concurso e se sentiu prejudicado, deve fazer uma denúncia no Ministério Público Federal. Além disso, é importante formalizar uma denúncia por meio de um requerimento oficial para a UFGD e a FAPEC, deixando claro que você tem conhecimento do descumprimento do edital e que foi prejudicado”, concluiu.

Confira nota da UFGD na íntegra:

No dia 02/02/2025 foi realizado concurso público de provimento para cargos da carreira de técnico-administrativo em Educação da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). O concurso teve um total de 4.624 inscritos concorrendo a vagas para 18 cargos. Desse total houve a ausência de 790, o que implica em um percentual de 17.08%.

Devido ao congestionamento causado por acidentes na Avenida Guaicurus – principal via de acesso aos campi da UFGD e da UEMS –, a Comissão Organizadora deliberou as 7h45min pela alteração do horário de início da prova para as 8h30. A decisão foi tomada com o objetivo de garantir a isonomia entre os candidatos, uma vez que a excepcionalidade comprometeu a chegada de muitos participantes ao local do exame.

Cabe à Comissão Organizadora a responsabilidade por decisões relacionadas ao certame, especialmente em situações que possam impactar o seu andamento. A mudança no horário foi definida após uma análise criteriosa das condições de trânsito e das necessidades logísticas, visando assegurar a melhor organização e a regularidade do Concurso Público.

Ressalta-se, ainda, que nenhum candidato foi prejudicado com a decisão, uma vez que todos tiveram o mesmo tempo para início e a conclusão das provas. Dessa forma, a medida garantiu a equidade entre os participantes, assegurando que nenhum concorrente fosse favorecido ou desfavorecido em razão do imprevisto.

Cronograma do concurso

Em busca de uma vaga na segunda maior Universidade de Mato Grosso do Sul, 4.624 candidatos participam das provas do concurso da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados) neste domingo. O certame oferta 61 vagas para cargos de técnicos-administrativos em educação.

Conforme o cronograma, o gabarito preliminar será divulgado em 5 de fevereiro. Após o período de recursos, o gabarito definitivo está previsto para 18 de fevereiro. O resultado preliminar do concurso da UFGD está previsto para 10 de março, com o resultado final, após a análise dos recursos, em 14 de março.

Fique por dentro das vagas

Está em busca de oportunidades de trabalho ou é concurseiroParticipe do nosso grupo de Empregos & Concursos no Facebook. Atualizações diárias sobre principais concursos e vagas em Campo Grande, Dourados, Aquidauana, Corumbá, Três Lagoas, Ponta Porã, Maracaju e demais cidades de MS.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
tempo

Tempo seco predomina em MS e máxima chega a 33°C nesta terça-feira

Faxineira é ferida a tiros na perna por espingarda durante limpeza de casa em MS

Governo do Brasil aproveitou imbróglio com os EUA para enviar ao Congresso o texto do acordo de sede da COP30

[ BASTIDORES ] Selfie com tornozeleira agita corredores em Brasília

Notícias mais lidas agora

Ex-chefe de licitações do governo de Reinaldo pode ser condenado por rombo de R$ 6,3 milhões no HRMS

Conselhão Nacional inclui em pauta denúncia contra atuação do MPMS

carne frigorifico

Pecuaristas dos EUA aprovam suspensão total da importação da carne brasileira

1931 – Termina questão do barão de Antonina, 56 anos depois de sua morte

Últimas Notícias

Famosos

Gominho quebra o silêncio após morte de Preta Gil: ‘Minha amiga descansou’

Gominho falou pela primeira vez a respeito da morte de Preta Gil; influenciador abandonou emprego para ajudar cantora na luta contra o câncer

Cotidiano

Bolsa Família: beneficiários com NIS final 3 recebem parcela de julho nesta terça-feira

Em julho, o programa social Bolsa Família contemplará 190,6 mil famílias em Mato Grosso do Sul, com um investimento total de R$ 129,6 milhões

Cotidiano

De motorista a vendedor, confira as vagas disponíveis na Funsat nesta terça-feira

Cerca de 182 empresas de Campo Grande estão com seleção aberta

Trânsito

Morte de baterista em acidente comove músicos em Mato Grosso do Sul

Causas do acidente são apuradas