Em edital publicado nesta segunda-feira (7), a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) de Campo Grande abriu um processo seletivo interno para cadastro reserva de enfermeiros interessados em atuar em plantões nas UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) e CRSs (Centros Regionais de Saúde) da Capital. O objetivo é reforçar as escalas de plantões eventuais nas unidades de urgência e emergência da Rede Municipal de Saúde.
As UPAs e CRSs representam o principal elo da urgência pré-hospitalar em Campo Grande e operam como porta de entrada estratégica do sistema de saúde. Ambas unidades funcionam 24 horas por dia e fazem a ponte entre a atenção básica e os serviços hospitalares. Em Campo Grande há 10 unidades fixas — sendo seis Unidades de Pronto Atendimento e quatro Centros Regionais de Saúde.
Durante as noites, finais de semana e feriados, o atendimento é reforçado por profissionais em regime de plantão eventual, conforme previsto pela Resolução Sesau nº 399/2018. Por isso, o processo seletivo visa qualificar e habilitar os enfermeiros do quadro efetivo para essa função.
Quem pode participar?
A seleção destina-se exclusivamente a enfermeiros concursados da Sesau, que atuem no município e tenham interesse em realizar plantões extras nas unidades de urgência e emergência.
O processo seletivo abrange seis fases obrigatórias, com caráter eliminatório e/ou classificatório: Inscrição com envio de títulos e certificados; Análise da ficha funcional; Análise curricular; Curso instrutivo; Prova teórica e Plantões sombra, ou seja, estágio prático supervisionado.
Plantões sombra
Os plantões sombra ocorrerão fora do expediente do servidor, sem remuneração, e são uma etapa obrigatória para avaliar a atuação prática do candidato. Cada profissional passará por quatro setores:
- Classificação de risco adulto e infantil (6h)
- Plantão administrativo (6h)
- Enfermaria (6h)
- Sala de emergência (6h)
- Total: 24 horas práticas.
Inscrições
Os interessados devem realizar a inscrição entre os dias 07 e 11 de abril, no link: https://forms.gle/. O não cumprimento deste prazo resultará na exclusão do candidato do processo seletivo.
A avaliação será feita pelos enfermeiros responsáveis de cada setor, e o candidato deve obter desempenho satisfatório (mínimo de 80% de aproveitamento). Contudo, em caso de desempenho insatisfatório, haverá opção de uma nova tentativa.
Ainda conforme o edital, enfermeiros que já atuam nas UPAs ou CRSs, mesmo que de forma provisória, estarão automaticamente dispensados dessa fase e considerados aptos.
Fique por dentro das vagas
Está em busca de oportunidades de trabalho ou é concurseiro? Participe do nosso grupo de Empregos & Concursos no Facebook. Atualizações diárias sobre principais concursos e vagas em Campo Grande, Dourados, Aquidauana, Corumbá, Três Lagoas, Ponta Porã, Maracaju e demais cidades de MS.
💬 Receba notícias antes de todo mundo
Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.