Candidatos inscritos no processo seletivo do edital 1/2025, da Funsau (Fundação Serviços de Saúde), vivenciam um “banho de água fria” com a convocação adiada por três vezes pela SAD (Secretaria de Administração). A convocação para atuar no HRMS (Hospital Regional de Mato Grosso do Sul) atrasa o cronograma inicial, previsto para o dia 22 de julho.
Um dos candidatos à vaga de técnico de enfermagem, que preferiu anonimato, diz que está acompanhando o processo, contudo, frustrado pela demora. Além disso, ele acredita que a convocação deveria ser urgente diante do déficit de efetivo no hospital.
“No edital inicial a data final do processo seletivo seria divulgado no dia 22 de julho, depois alterou para dia 28 de julho e, agora, foi alterado para o dia 5 de agosto. Tentamos diversos meios, inclusive com a SAD, para saber o motivo, mas não é dito”, diz.
200 vagas
O edital foi aberto para contratar 200 funcionários para atuar em diversas áreas, como médico, nutricionista e técnico de refrigeração. A remuneração varia de R$ 1,7 mil a R$ 3,1 mil, a depender da função.
✅ Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram
Contudo, o edital indica que o cronograma de atividades “possui caráter exclusivamente informativo e poderá sofrer alterações, atualizações ou acréscimos, a critério da Administração Estadual, circunstância esta que será divulgada mediante edital próprio”.
Logo, a reportagem entrou em contato com a SAD, por e-mail, mas não recebeu retorno até a publicação deste material.
Edital suspenso
A situação se assemelha à convocação atrasada do processo seletivo da Fertel (Fundação Estadual Jornalista Luiz Chagas de Rádio e TV Educativa). Um dia após a divulgação do resultado e classificação, os participantes receberam a informação de que as contratações estavam suspensas e, portanto, não haveria convocações.
Conforme divulgado, a informação, repassada pela SAD (Secretaria de Estado de Administração) por meio de mensagem via WhatsApp, aponta que as contratações estavam suspensas devido à publicação do balanço fiscal do Estado, no dia 30 de maio de 2025. Isso porque, o documento apontou o estouro do limite prudencial de gastos com pessoal.
Entre os fatores que contribuíram para que o Estado atingisse o limite de gastos estão o aumento das despesas com a folha de pagamento e a ampliação dos benefícios previdenciários. Por isso, a legislação impõe a necessidade de corte de despesas ou aumento das receitas antes de novas nomeações.
💬 Fale com os jornalistas do Midiamax
Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?
🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.
✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.
***