A UCDB (Universidade Católica Dom Bosco), em Campo Grande, será o maior local de provas no estado de Mato Grosso do Sul para a aplicação da segunda edição do CPNU 2, o Concurso Público Nacional Unificado, que ficou conhecido como o ‘Enem dos Concursos’.
No próximo domingo (5), a instituição vai receber 4.395 inscritos, número que deve provocar forte impacto no trânsito da região, já que o campus conta com apenas duas vias de acesso: a principal pela Avenida Tamandaré e a secundária pela Rua Marechal Cândido Mariano Rondon.
Com a possibilidade de grande fluxo de veículos e até congestionamentos, cenário já registrado em outros certames de grande porte, é necessário que os candidatos se planejem para evitar atrasos.
Em fevereiro deste ano, durante concurso para professores da Reme, filas de veículos se formaram na Avenida Tamandaré e muitos candidatos precisaram concluir o trajeto a pé para não perder o horário. Situação semelhante ocorreu em dezembro de 2022, no vestibular da UFMS, quando a via ficou tomada por congestionamento até a entrada da universidade.
Além da UCDB, Campo Grande terá outros dois locais de aplicação. Nos municípios de Corumbá e Dourados, serão dois locais de prova cada; por fim, a cidade de Três Lagoas tem apenas um local de aplicação.
Por motivos de segurança, os demais endereços não foram divulgados publicamente. Cada candidato já tem acesso às informações específicas em seu Cartão de Confirmação de Inscrição, disponível no site da FGV (Fundação Getúlio Vargas).
Fuso horário pode confundir
Além do trânsito, outro ponto de atenção é o horário. As provas começam às 13h (horário de Brasília), o que significa meio-dia no Mato Grosso do Sul. A diferença de fuso costuma confundir os mais desatentos, que podem acabar se atrasando para a abertura dos portões.
O exame terá duração de cinco horas para cargos de nível superior e de 3h30 para nível intermediário.
Cenário nacional
O CPNU 2 reunirá mais de 760 mil inscritos em todo o Brasil, consolidando-se como uma das maiores seleções públicas da história para ingresso no serviço público federal. As provas serão aplicadas em 1.294 locais, distribuídos em 228 cidades das 27 unidades da Federação.
Entre os maiores polos do país estão o campus Coração Eucarístico da PUC Minas, em Belo Horizonte, que receberá 8.428 pessoas; a Universidade Nilton Lins, em Manaus, com 7.716 inscritos; e o campus Gragoatá da Universidade Federal Fluminense, em Niterói, com 7.418 participantes.
O concurso oferta 3.652 vagas em 32 órgãos e entidades do Executivo Federal e mobiliza uma estrutura nacional que envolve universidades, centros educacionais e equipes de segurança, com o objetivo de garantir acessibilidade, tranquilidade e lisura no processo seletivo.