Pular para o conteúdo
Emprego e Concurso

Com 4,3 mil candidatos, UCDB será maior local de aplicação do Enem dos Concursos em MS

Prova será aplicada no domingo (5), com fechamentos dos portões às 11h30 e início ao meio dia (12h), no horário de MS
Osvaldo Sato -
Concurso da SES
Candidatos devem ficar atentos às condições de trânsito e fuso horário (Foto: Stephanie Dias/Midiamax)

A UCDB (Universidade Católica Dom Bosco), em Campo Grande, será o maior local de provas no estado de para a aplicação da segunda edição do CPNU 2, o Concurso Público Nacional Unificado, que ficou conhecido como o ‘ dos Concursos’.

No próximo domingo (5), a instituição vai receber 4.395 inscritos, número que deve provocar forte impacto no trânsito da região, já que o campus conta com apenas duas vias de acesso: a principal pela Avenida Tamandaré e a secundária pela Rua Marechal Cândido Mariano Rondon.

Com a possibilidade de grande fluxo de veículos e até congestionamentos, cenário já registrado em outros certames de grande porte, é necessário que os candidatos se planejem para evitar atrasos.

Em fevereiro deste ano, durante concurso para professores da Reme, filas de veículos se formaram na Avenida Tamandaré e muitos candidatos precisaram concluir o trajeto a pé para não perder o horário. Situação semelhante ocorreu em dezembro de 2022, no vestibular da UFMS, quando a via ficou tomada por congestionamento até a entrada da universidade.

Além da UCDB, Campo Grande terá outros dois locais de aplicação. Nos municípios de Corumbá e , serão dois locais de prova cada; por fim, a cidade de Três Lagoas tem apenas um local de aplicação.

Por motivos de segurança, os demais endereços não foram divulgados publicamente. Cada candidato já tem acesso às informações específicas em seu Cartão de Confirmação de Inscrição, disponível no site da FGV (Fundação Getúlio Vargas).

Fuso horário pode confundir

Além do trânsito, outro ponto de atenção é o horário. As provas começam às 13h (horário de Brasília), o que significa meio-dia no Mato Grosso do Sul. A diferença de fuso costuma confundir os mais desatentos, que podem acabar se atrasando para a abertura dos portões.

O exame terá duração de cinco horas para cargos de nível superior e de 3h30 para nível intermediário.

Cenário nacional

O CPNU 2 reunirá mais de 760 mil inscritos em todo o Brasil, consolidando-se como uma das maiores seleções públicas da história para ingresso no serviço público federal. As provas serão aplicadas em 1.294 locais, distribuídos em 228 cidades das 27 unidades da Federação.

Entre os maiores polos do país estão o campus Coração Eucarístico da PUC Minas, em Belo Horizonte, que receberá 8.428 pessoas; a Universidade Nilton Lins, em , com 7.716 inscritos; e o campus Gragoatá da Universidade Federal Fluminense, em Niterói, com 7.418 participantes.

O concurso oferta 3.652 vagas em 32 órgãos e entidades do Executivo Federal e mobiliza uma estrutura nacional que envolve universidades, centros educacionais e equipes de segurança, com o objetivo de garantir acessibilidade, tranquilidade e lisura no processo seletivo.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Solto pelo STJ, ‘Frescura’ fica proibido de se aproximar da prefeitura de Sidrolândia

horário de verão

Comissão da Câmara aprova fim definitivo de horário de verão em MS e outros estados

Rapaz é preso acusado de estuprar adolescente de 14 anos no interior de MS

Cidades de MS voltam a figurar entre as mais quentes do país nesta segunda-feira

Notícias mais lidas agora

STJ nega pedido da Prefeitura e mantém decisão que obriga aumento da tarifa técnica para R$ 7,79

Juliano Ferro terá que explicar por que usou casa e caminhonete em nome de réu por tráfico

Supercopa de Vôlei terá finais em Campo Grande com os melhores da temporada; conheça os times

VÍDEO: homem morre após tentar tirar selfie em montanha na China

Últimas Notícias

Sem Categoria

Prefeita revoga decreto sobre aulas temporárias da Reme de Campo Grande

Informação foi confirmada pela ACP (Sindicato Campo-grandense dos Profissionais da Educação Pública)

Cotidiano

Obra emergencial visa conter erosões na Ernesto Geisel e exige atenção de condutores

Ação teve início próximo ao ginásio poliesportivo Guanandizão, no sentido Avenida Manoel da Costa Lima/Centro

Cotidiano

Policlínica Cone Sul abre as portas com capacidade para realizar 6 mil atendimentos por mês 

Nova unidade do Hospital Regional de Dourados vai atender a demanda de exames e consultas com especialistas

Cotidiano

Agentes de saúde e de endemias discutem PEC 14/2021, que será votada nesta semana em Brasília

Proposta cria o Sistema de Proteção Social e Valorização dos profissionais, prevendo contratação por concurso público, piso salarial nacional, planos de carreira, aposentadoria especial após 25 anos de serviço e outros