Pensa em fazer uma graduação? A (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) está com inscrições abertas para o programa ‘Quero ser UFMS 2024', processo seletivo que oferece mais de 3,4 mil vagas em 76 presenciais e a distância Os cursos são na Cidade Universitária, em e em todos os câmpus espalhados pelo Estado.

As vagas são destinadas a pessoas que participaram do Vestibular UFMS, Passe (Programa de Avaliação Seriada Seletiva) ou (Exame Nacional do Ensino Médio) em anos anteriores.

Para participar, os interessados precisam ter realizado o Enem entre os anos de 2017 e 2023, o Vestibular UFMS entre 2020 e 2024, o Vestibular Digital em 2023 ou 2024, ou, ainda, a 3ª etapa do PASSE nos triênios 2019-2021, 2020-2022 e 2021-2023.

Criado em 2021, o programa Quero ser UFMS possibilitou o ingresso de 3.358 estudantes gratuitamente. O programa apresenta vagas ociosas, ou seja, que não foram utilizadas pelos outros processos seletivos regulares, como o Vestibular, Passe e Sisu, ampliando as chances de entrada na graduação.

Caso os candidatos optem por aproveitar as notas do Enem, podem ter acesso ao boletim na página do participante do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira). Para aqueles que realizaram mais de uma edição da prova, é possível selecionar qual resultado pretendem submeter.

O mesmo vale para quem escolher o Vestibular ou o Passe, sendo que os resultados estão disponíveis na página de Ingresso.

Inscrições

UFMS
Inscrições seguem até 4 de março (Divulgação)

As inscrições podem ser realizadas no site da UFMS até o dia 4 de março. Após o cadastro pessoal, os interessados serão direcionados à Área do Candidato, onde registram a cidade, a unidade e o curso que pretendem concorrer.

Após essa etapa, o candidato deve optar pela ampla concorrência ou pelas vagas reservadas, preencher os dados e digitar o número de inscrição do processo seletivo que será aproveitado (Enem, Vestibular UFMS, Vestibular Digital ou Passe) com o respectivo ano.

O resultado preliminar do Quero ser UFMS está previsto para o dia 6 de março, e a convocação da 1ª chamada deve ocorrer no dia 12 do mesmo mês.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.