Receita Federal anuncia convocação de todos os aprovados no concurso de 2023

Categoria de auditores reivindicava o chamamento, além de reposição salarial e investimentos

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Foto (Arquivo/Midiamax)

A Receita Federal anunciou nesta terça-feira (24) que serão convocados todos os aprovados no último concurso de auditores e analistas, realizado no ano de 2023, que ainda não haviam sido nomeados.

Com isso, o número de agentes convocados do último concurso chega a 1.217, que atuarão no órgão dentro de sua nova visão, ‘voltada à conformidade tributária, além de reforçar os trabalhos de inteligência e a proteção das fronteiras brasileiras’.

O Secretário da Receita, Robinson Barreirinhas, salientou que esse reforço em quase 10% no número de auditores e analistas é o maior investimento em pessoal em mais de uma década. O último concurso da Receita foi em 2014, quando apenas 278 auditores fiscais foram contratados.

A convocação dos aprovados no último concurso era uma reivindicação antiga dos servidores e sindicatos. Desde setembro, os auditores fiscais têm realizado uma ‘operação-padrão’, onde pedem também a melhoria dos equipamentos e a reposição salarial de perdas inflacionárias acumuladas desde 2016.

O presidente do Sindifisco MS (Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita Federal em Mato Grosso do Sul), Anderson Novaes, afirmou ao Jornal Midiamax que a convocação se mostra urgente.

“Um estudo ano retrasado mostrava esse decréscimo de pessoal aqui no estado. Na época estava em quase 40% nas unidades de fronteira. Isso em 4 ou 5 anos. Atualmente entrou o pessoal novo, mas vários antigos foram embora ou aposentaram”, revelou.

Além disso, o presidente do sindicato afirmou ainda ser necessária a implementação de uma política de incentivo e permanência destes profissionais nas áreas de fronteira.

“Hoje, quem está quer sair na primeira oportunidade, então quando há remoção, a maioria vai embora e chegam os novos, com o mesmo propósito, de ir embora o mais rápido possível”, lamentou.

Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram

Sindifisco Nacional afirma que MS precisa de seis novas unidades

Segundo o Sindifisco Nacional, novas unidades deveriam ser instaladas em Bela Vista, Aral Moreira, Coronel Sapucaia, Paranhos e Sete Quedas.

O Sindifisco afirma que, sem a criação dessas unidades em áreas prioritárias, que estariam localizadas ainda nos estados do Acre, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, o Brasil continua vulnerável ao contrabando e à entrada de mercadorias ilegais.

✅ Siga o @midiamax no Instagram

Fique por dentro de tudo que acontece em Mato Grosso do Sul, no Brasil e no mundo! No perfil do @midiamax você encontra notícias quentinhas, vídeos informativos, coberturas em tempo real e muito mais! 📰

🎁 E não para por aí! Temos sorteios, promoções e até bastidores exclusivos para você!

🔔 Clique aqui para seguir e não perder nada! 🚀

Conteúdos relacionados

uems