O IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul) disponibilizou um novo curso livre a distância em sua plataforma, intitulado ‘Introdução à Ciência de Dados’. A formação de 45 horas é gratuita e destinada a interessados em aprender a detectar padrões e extrair ‘insights‘ de dados, em nível intermediário.

Entre os conteúdos abordados estão as introduções ao Python, suas bibliotecas básicas e gráficos; à Ciência de Dados e tratamento de dados; e ao aprendizado de máquina e algoritmos de aprendizados supervisionados e não supervisionados. 

Um dos docentes de Redes de Computadores do Campus Dourados, Marcelo Matte, propôs o curso, ideia que surgiu a partir da dissertação de mestrado dele em Ciência da Computação.

Matte explica que a ideia surgiu ao observar a dificuldade de alguns estudantes para seguir um conjunto de ações prévias, com o intuito de preparar os dados para uso e aplicação dos algoritmos adequados, a partir da detecção de padrões de comportamento.

“O objetivo do curso é mostrar uma abordagem na prática de uso da Ciência de Dados. Muito se discute sobre algoritmos para aprendizado de máquina (machine learning), inclusive por meio da internet, porém muitos temas relacionados não são abordados considerando o uso prático em uma base de dados”, destaca.

Quem pode participar

O IFMS sugere o curso para quem tem conhecimentos prévios em lógica de programação e orientação a objeto. Na própria plataforma de Cursos Livres do IFMS estão disponíveis dois cursos sobre Lógica de Programação com Arduíno, para aqueles que queiram saber mais sobre o assunto.

Os interessados em fazer o curso podem se inscrever até 8 de dezembro. O prazo para conclusão vai até dia 20 do mesmo mês. O prazo mínimo para a obtenção do certificado é de 10 dias, a partir da data de inscrição.

Cursos livres 

Com esse novo curso, o IFMS passa a ofertar 35 opções diferentes de cursos livres, todos gratuitos, nas mais variadas áreas.

Os cursos não têm tutoria – o aluno pode fazer as atividades a qualquer momento. Para isso, basta que tenha acesso à internet e um dispositivo para acesso como smartphonenotebook e tablet. Em caso de dúvidas, o contato é cursoslivres@ifms.edu.br.

Sabe de algo que o público precisa saber? Fala pro Midiamax!

Se você está por dentro de alguma informação que acha importante o público saber, fale com jornalistas do Jornal Midiamax!

E pode ficar tranquilo, porque nós garantimos total sigilo da fonte, conforme a Constituição Brasileira.

Fala Povo: O leitor pode falar direto no WhatsApp do Jornal Midiamax pelo número (67) 99207-4330. O canal de comunicação serve para os leitores falarem com os jornalistas. Se preferir, você também pode falar com o Jornal direto no Messenger do Facebook.