A proposta de unificação do Plano de Cargos do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), que inclui as carreiras do concurso PF Administrativo, foi aprovada, visando combater o déficit de pessoal e melhorar a estrutura das carreiras administrativas.

A Polícia Federal e o Sindicato Nacional dos Servidores do Plano Especial de Cargos da Polícia Federal (SINPECPF) concordaram com a proposta após algumas solicitações de ajustes.

Essa unificação visa criar um único plano de cargos para as áreas administrativas, substituindo os atuais Planos Geral de Cargos do Poder Executivo (PGPE), Plano Especial de Cargos do Departamento de Polícia Federal (PECPF) e Plano Especial de Cargos do Departamento de Polícia Rodoviária Federal (PECPRF).

A medida permitirá a movimentação entre unidades e busca minimizar o déficit de pessoal nas Polícias Federal e Rodoviária Federal.

Por sua vez, a Polícia Federal já solicitou a abertura de concurso para preencher 734 vagas administrativas, com cargos que variam de nível médio a superior. Este pedido visa suprir a carência de pessoal, já que o último concurso para a área administrativa foi realizado há mais de dez anos.

O Ministério da Justiça e Segurança Pública considera essas carreiras atualmente “não organizadas” e em necessidade de reposição. A proposta de unificação visa melhorar a estrutura e a eficiência dessas carreiras, além de garantir a valorização dos servidores.

A proposta de plano de carreira foi elaborada no âmbito do MJSP durante a gestão do ministro Flávio Dino. Recentemente, a equipe do atual ministro Ricardo Lewandowski promoveu algumas atualizações na proposta e encaminhou às seções sindicais.

Fique por dentro das vagas

Está em busca de oportunidades de trabalho ou é concurseiroParticipe do nosso grupo de Empregos & Concursos no Facebook. Atualizações diárias sobre principais concursos e vagas em Campo Grande, Dourados, Aquidauana, Corumbá, Três Lagoas, Ponta Porã, Maracaju e demais cidades de MS.