Gabarito preliminar do concurso de Promotor de Justiça é divulgado pelo MPMS

Prazo para entrar com recurso começa nesta terça-feira e vai até 1º de dezembro

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
concurso
Concurso para Promotor de Justiça (Alicce Rodrigues, Jornal Midiamax)

O MPMS (Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul) divulgou nesta terça-feira (26) o gabarito preliminar da prova do concurso público para Promotor de Justiça Substituto.

A prova, realizada no último domingo (24), teve a presença de 1.623 candidatos, com uma taxa de abstenção de 16,7%, já que 1.950 estavam inscritos. Quem desejar interpor recursos contra o gabarito preliminar, poderá fazê-lo entre esta terça e 1º de dezembro, através do site da Fapec (Fundação de Apoio à Pesquisa, ao Ensino e à Cultura), organizadora do certame.

Os recursos devem ser apresentados em formulário específico, sem identificação, e acompanhados de fundamentação detalhada e, se necessário, citação bibliográfica.

A Comissão de Concurso reforça que não serão aceitos recursos coletivos, via correio eletrônico ou fora do prazo estipulado. Cada candidato poderá recorrer apenas uma vez por questão. Para mais informações, os candidatos devem consultar o edital completo disponível na página da Fapec.

Prova atraiu pessoas de vários estados

“Um grande sonho”, disse o mineiro Paulo Mantovani, de 27 anos, ao Jornal Midiamax sobre o cargo de promotor substituto a que está concorrendo na prova do MPMS (Ministério Público Estadual) realizada no domingo (24), em Campo Grande. Outra fase do concurso está marcada para janeiro de 2025.

Paulo contou que há 1 ano se dedica integralmente aos estudos com uma rotina focada. “Vivo para isso”, disse o mineiro, que falou sobre o alto grau de complexidade da prova, e que, para isso, estuda cerca de 8 horas por dia.

Rejane Fernandes, da cidade de Presidente Prudente, em São Paulo, contou que agora a meta é subir na carreira. Ela já é analista do MPSP. Segundo Rejane, os estudos por conta do trabalho são divididos em horários, já que não consegue se dedicar exclusivamente. 

A seleção terá diversas fases, incluindo: prova preambular (objetiva) que acontece neste domingo (24); provas escritas que ocorrem em janeiro de 2025; avaliação psicotécnica; investigação social sigilosa; provas orais; prova de títulos; e exame de sanidade física e mental.

Fases do concurso

As provas escritas estão previstas para o período de 19 a 25 de janeiro de 2025. Serão aplicadas sete provas, divididas entre os seguintes grupos de disciplinas:

  • Grupo I: Direito Constitucional e Direitos Humanos;
  • Grupo II: Direito Penal;
  • Grupo III: Direito Processual Penal;
  • Grupo IV: Direito Civil;
  • Grupo V: Direito Processual Civil;
  • Grupo VI: Tutela de Interesses Difusos, Coletivos e Individuais Homogêneos;
  • Grupo VII: Direito Administrativo, Direito Tributário, Direito Financeiro, Direito Eleitoral e Direito Institucional do Ministério Público.

Será aprovado nas provas escritas quem obtiver nota mínima de cinco em cada disciplina ou grupo, com média geral igual ou superior a seis.

A prova oral, ainda sem data definida, consistirá em uma arguição sobre as mesmas disciplinas das provas escritas.

Na etapa de prova de títulos, os candidatos serão pontuados com base em aprovações em concursos públicos, experiências profissionais, especializações acadêmicas e publicações de obras jurídicas.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

Conteúdos relacionados

Curso Sejuv