O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos publicou todos os oito editais do CPNU (Concurso Público Nacional Unificado), conhecido como o dos Concursos, na tarde desta quarta-feira (10).

Ao todo são 6.640 vagas abertas, onde 5% são reservadas para PCDs (Pessoas com Deficiência) e 20% para pessoas negras. Além disso, 30% dos cargos da Funai (Fundação Nacional do Índio) são destinados a indígenas.

As provas estão marcadas para acontecer em 5 de maio de 2024, em 220 municípios do Brasil. Em as provas serão em Campo Grande, Corumbá, e Três Lagoas. O certame vai acontecer em dois turnos.

De acordo com a ministra Esther Dweck, os órgãos que aderiram ao Enem dos Concursos estão ‘desesperados' para ocupar as vagas abertas e que devem ser preenchidas ainda em 2024.

Apenas as vagas que necessitam de curso de formação podem ainda ser assumidos no ano que vem, conforme o cronograma. Os editais podem ser conferidos clicando aqui.

Vagas

BlocoÁreasVagas
1Infraestrutura, Exatas e Engenharias727
2Tecnologia, Dados e Informação597
3Ambiental, Agrário e Biológicas530
4Trabalho e Saúde do Servidor971
5Educação, Saúde, Desenvolvimento Social e Direitos Humanos1.016
6Setores Econômicos e Regulação359
7Gestão Governamental e Administração Pública1.748
8Nível Intermediário692

Conforme o cronograma, as inscrições acontecem de 19 de janeiro e 9 de fevereiro. Os candidatos podem se inscrever pela conta do Gov.br – qualquer nível (ouro, prata ou bronze). A taxa para Nível Médio é de R$ 60 e de Nível Superior, R$ 90.

No momento da inscrição, o candidato vai poder escolher apenas um bloco temático entre os oito disponíveis (áreas de atuação do Estado e perfil profissional desejado). Ele poderá concorrer a todos os cargos dentro do bloco.