O IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul) abriu 200 vagas em cursos gratuitos de qualificação profissional, ofertados pelo Programa Mulheres Mil em Corumbá, Dourados, Jardim, Naviraí e Nova Andradina.

As oportunidades são para mulheres em situação de vulnerabilidade social que tenham idade mínima de 16 anos. Com duração de cerca de quatro meses, as vagas são para dois cursos de FIC (Formação Inicial e Continuada): Assistente Administrativa, para quem concluiu o ensino fundamental, e Agricultora Orgânica, para quem estudou até o ensino fundamental I, o 5º ano. 

Segundo o IFMS, as selecionadas receberão auxílio alimentação e transporte, com valor mínimo de R$ 3,75 por hora de curso para cada auxílio, o que corresponde a uma bolsa-formação total de R$ 600. 

A bolsa será concedida apenas às estudantes que frequentarem as aulas e tiverem conta bancária em seu próprio nome. 

Segundo a coordenadora do Mulheres Mil no IFMS, Simone Estigarribia de Lima, o objetivo da iniciativa é atender público em vulnerabilidade dando ferramentas para que essas mulheres se insiram no mercado de trabalho. 

Como se inscrever 

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pela Página do Candidato da Central de Seleção até o dia 21 de julho. As candidatas selecionadas deverão fazer a matrícula no período de 29 de julho a 2 de agosto.

Segundo a coordenadora, o início das aulas está previsto para agosto e devem encerrar no começo de dezembro, com aulas presenciais no período noturno, três vezes por semana, em cinco municípios de Mato Grosso do Sul.

Cursos oferecidos

Campus/MunícipioCursoFormação mínima exigidaVagas
CorumbáAssistente AdministrativaEnsino fundamental completo40
DouradosAssistente AdministrativaEnsino fundamental completo40
JardimAssistente AdministrativaEnsino fundamental completo40
NaviraíAgricultora OrgânicaEnsino fundamental I (até o 5º ano)40
Nova AndradinaAgricultora OrgânicaEnsino fundamental I (até o 5º ano)40