Pular para o conteúdo
Emprego e Concurso

Quer trabalhar no Canadá ou no Uruguai? 58 países têm vistos especiais para nômades digitais

Pesquisa projeta que 70 milhões planejam se tornar nômades digitais nos próximos dois ou três ano
Agência Estado -
vagas
(Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Com muitas pessoas trabalhando remotamente, 58 países já criaram vistos especiais para nômades digitais e outros programas voltados a esse público. Canadá, e são alguns deles.

Nos Estados Unidos, 17,3 milhões de americanos, o que significa 11% da força de trabalho do país, se identificam como nômades digitais, isto é, pessoas que conseguem trabalhar independentemente de sua localização por meio da tecnologia. Os dados são do relatório de agosto de 2023 da empresa MBO Partners Segundo o documento, esses novos trabalhadores, tanto tradicionais como autônomos, representam um aumento de 2% em relação a 2022.

Neste ano, a pesquisa projetou que 70 milhões planejam se tornar nômades digitais nos próximos dois ou três anos. Ainda que o resultado seja 3% menor se comparado ao do ano passado, o relatório destaca que o número ainda é alto e mostra quão extenso é o interesse por esse estilo de vida.

A expansão desse modelo de trabalho ocorreu durante a pandemia. Desde o seu início em 2020, o número de nômades digitais com empregos tradicionais mais do que triplicou. Neste ano, no entanto, esse número diminuiu em 4% entre os trabalhadores americanos, aponta o relatório. Por outro lado, o número de nômades digitais que são trabalhadores independentes (freelancers, autônomos, contratados independentes) continuou a crescer, aumentando em 14% em comparação com 2022.

A potência desse novo mercado está fazendo com que diversos países criem facilidades para atrair esses talentos. Governos estão percebendo que nômades digitais gastam mais dinheiro que turistas, criam novas vagas e até começam negócios locais, segundo o relatório. Até a publicação do documento, 58 países já tinham criado vistos especiais para nômades digitais e outros programas voltados a esse público.

A Espanha é um desses países. A partir deste ano, nômades digitais podem trabalhar no país por até um ano. Depois desse período, é possível aplicar para um visto de residência de três anos, que pode ser renovado por mais dois anos.

Existem alguns requisitos, como ter graduação ou pelo menos três anos de experiência profissional na área, seguro saúde privado, certificação de trabalho por pelo menos três meses para empresa estrangeira e ter recursos financeiros de pelo menos o dobro do mínimo espanhol mensal (cerca de R$ 13,381).

Já o visto para nômades digitais no Canadá, anunciado em julho deste ano, é válido por até seis meses. Os trabalhadores também podem tentar um visto de trabalho temporário e ficar no país por mais três anos se forem contratados por um empregador canadense

Segundo o ministro da imigração do país, Sean Fraser, o programa é uma estratégia para lidar com a escassez de mão de obra em “ocupações chave na área de tecnologia”.

O Uruguai é outro país que anunciou um visto especial para atrair trabalhadores digitais ao país. A permissão é válida por até 180 dias. O visto pode ser renovado por mais seis meses ou, caso optem por se estabelecer permanentemente, os requerentes podem solicitar a residência temporária ou permanente.

Após entrar no Uruguai como turista, o interessado deve preencher um formulário online com informações pessoais e assinar uma declaração juramentada confirmando que têm meios financeiros para se sustentar durante o período.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Precisa falar com um vereador? Confira quem integra plantão durante recesso até fim de julho

Novo guia de arborização da cidade deve ser lançado ainda este ano pela Prefeitura

Mato Grosso do Sul registra 203 novos casos de dengue, aponta boletim

internet projeto

Projeto que prevê indenização para clientes que ficarem sem internet avança na Câmara

Notícias mais lidas agora

Motociclista que morreu em acidente na Av. Ceará estava acompanhado do filho

Após sanção dos EUA a Moraes e ‘aliados’, expectativa é por voto de Fux

Eduardo Bolsonaro

Eduardo Bolsonaro diz que não vai renunciar ao mandato de deputado

Recapeamento de avenidas irá custar R$ 3,20 milhões em Bataguassu

Últimas Notícias

Cotidiano

Justiça condena operadora após cliente de MS descobrir linhas em seu nome

Vítima tentou resolver o problema com a operadora, mas nenhuma providência foi tomada

Polícia

VÍDEO: Homem bate em carro e poste durante perseguição policial no Tiradentes

Intensa movimentação policial chamou a atenção de moradores

Transparência

MP firma acordo com Câmara de Ivinhema para evitar servidores ‘apadrinhados’

Legislativo municipal de Ivinhema comprometeu-se a promover concurso público

MidiaMAIS

Projeto de stylist exalta corpos transexuais com editoriais de moda feitos em Campo Grande

Projeto Blossom mostra qualidade audiovisual e criativa de artistas locais no setor de moda