Pular para o conteúdo
Emprego e Concurso

Justiça Federal quer que Dourados reserve vagas a indígenas em concursos públicos

Decisão atende pedido feito pelo MPF e também pela DPU
Marcos Morandi -
Medida beneficia comunidades de Dourados (Foto: Marcos Morandi, Midiamax)

O município de terá que reservar, no mínimo, 3% das vagas ofertadas em concursos públicos a indígenas. A decisão é da Justiça Federal de Dourados e atende ação do MPF (Ministério Público Federal) e da DPU (Defensoria Pública da União).

Segundo a Justiça, a medida vale para os certames que se iniciarem após a intimação do ente. Além disso, o município deve regulamentar o sistema de reserva de cotas para indígenas no prazo de 60 dias.

Ação movida pelo MPF e DPU foi motivada a partir de um certame realizado em julho do ano passado, quando a Prefeitura de Dourados lançou edital de concurso público para o quadro permanente de servidores.

No concurso foi contemplada somente a reserva de 10% para pessoas com deficiência, excluindo o sistema de cotas raciais. Diante disso, o MPF recomendou ao município que providenciasse a reserva de vagas a negros e indígenas no certame.

Na época, a prefeitura alegou impossibilidade de atender à recomendação, com base na inexistência de lei municipal que prevê o sistema de cotas. Entretanto, a justificativa não foi aceita pelo MPF.

No entendimento dos órgãos, falta de lei municipal sobre o tema não impede a reserva das cotas, uma vez que a Convenção Interamericana contra o Racismo, estabelece o dever dos países de adotar políticas afirmativas contra a discriminação de grupos minoritários. Além disso, o Supremo Tribunal Federal já reconheceu a constitucionalidade das cotas em concursos públicos.

Desigualdade e discriminação

Na petição MPF e DPU afirmam que “as políticas públicas de ações afirmativas (…) objetivam equalizar os grupos que, por questões históricas, culturais, econômicas e sociais, encontram-se em situação de desigualdade e enfrentam a discriminação”.

Ainda segundo os órgãos, não basta que o Estado assuma uma postura neutra para a diminuição das desigualdades, mas que passe a agir positivamente, a fim de garantir igualdade de oportunidades e eliminar o racismo institucional.

O magistrado federal entendeu que a reserva de vagas para negros não guarda nenhuma relação com interesses da União. A administração municipal poderá apresentar recurso.

Segundo informações da Assessoria de Comunicação da prefeitura de Dourados, o Executivo já enviou um projeto de Lei para a Câmara de Vereadores para criar uma lei municipal e regulamentar o assunto e incluir as cotas em todos os certames da prefeitura.

Em contato com a administração municipal, o Dourados News foi informado que o Município já enviou um projeto de Lei para a Câmara de Vereadores para criar uma lei municipal e regulamentar a questão.

A proposta é que com a Lei aprovada, os critérios de cota para negros e índios sejam adotados em todos os concursos da prefeitura.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Executado na fronteira de MS seria ex-presidiário e foi morto na frente da família

Altcoins dispararam com nova máxima do Bitcoin e o tarifaço de 50% do Trump

Terremoto de magnitude 7,3 atinge Estados Unidos e gera alerta de tsunami

Homem é sequestrado, espancado e abandonado sem roupas na BR- 262 em Campo Grande

Notícias mais lidas agora

carne frigorifico

Após MS suspender exportação de carne para os EUA, sindicato prevê normalização do mercado em poucos dias

relatoria tereza nelsinho

Nelsinho e Tereza confirmam ida aos EUA para pedir novo prazo do tarifaço de Trump

Vanildo e Fabiana, transplante de rins

Dez anos após transplante de rim, Vanildo celebra a vida ao lado de doadora do órgão

Palmeiras empata com Mirassol e não vence há 3 jogos no Brasileirão

Últimas Notícias

Esportes

Grêmio é dominado na etapa final, perde para Alianza Lima e se complica na Sul-Americana

Alianza e Grêmio mediram forças em Lima, capital peruana

Política

Senadores aprovam MP que aumenta vencimento de militares

Reajuste será de 9% dividido em duas parcelas

Polícia

Idoso tem Pampa amarela sem gasolina furtada de quintal em Coxim

Carro estava com o tanque vazio e com a documentação atrasada

Esportes

Neymar decide e Santos derrota Flamengo na Vila Belmiro

Camisa 10 marca o gol da vitória em jogo transmitido pela Nacional