O IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul) encerra na próxima sexta-feira (17) o prazo de inscrição para os de idiomas. Ao todo, são 550 vagas para aulas em espanhol, inglês e Libras (Língua Brasileira de Sinais).

As aulas começam no 1° semestre de 2024, em oito unidades: Aquidauana, Campo Grande, , , Dourados, , Ponta Porã e Três Lagoas. Podem se inscrever qualquer pessoa, desde o público externo a estudantes e servidores do IFMS. O classifica a quantidade de vaga para cada público.

Os interessados podem se inscrever pela Página do Candidato da Central de Seleção. No processo, é necessário inserir o número do e a opção por um dos cursos ofertados. O curso vai desde o básico ao intermediário. Aqueles que não possuem conhecimento algum da língua ofertada deverão inscrever-se na turma Básico – Nível I, caso haja essa oferta no campus pretendido.

Para preenchimento das vagas com aulas em andamento, os candidatos devem fazer o teste de nivelamento, que avalia o nível proficiência e conhecimento dos candidatos, além de definir o nível da turma ao qual concorrerão no sorteio eletrônico.

Tal teste acontece na forma on-line e aos candidatos que não possuem acesso à internet, a prova pode ser feita em algum campus do IFMS. O resultado preliminar será divulgado no dia 21 de novembro, com convocação para os testes de nivelamento, previstos para o período de 22 a 28 de novembro. Já o resultado do teste de nivelamento está previsto para ser divulgado em 5 de dezembro.

O certificado de conclusão do IFMS tem validade nacional e atesta o nível de competência linguística na conclusão de cada etapa do curso.

Cronograma

Segundo o IFMS, não haverá prova para os interessados em ingressar nos cursos, apenas o teste de nivelamento. As vagas serão distribuídas por sorteio eletrônico, a ser realizado no dia 11 de dezembro.

O resultado preliminar do sorteio, com a classificação de todos os candidatos, será divulgado em 13 de dezembro. A classificação final do processo seletivo e a 1ª chamada para matrículas serão publicadas no dia 18 do mesmo mês.

Aos aprovados, o início das aulas está previsto para 7 de fevereiro de 2024.

Saiba Mais