Pular para o conteúdo
Emprego e Concurso

IFMS abre período de matrícula para curso técnico integrado ao Ensino Médio na segunda

As matrículas devem ser feitas entre os dias 3 e 7 de julho, preferencialmente de forma presencial
Priscilla Peres -
IFMS vagas
IFMS abre vagas para cursos de graduação.(Divulgação)

O IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul) abre na segunda-feira (03) o período de matrícula para aprovados na primeira chamada para os cursos técnicos subsequentes e técnicos integrados na modalidade Educação de Jovens e Adultos (Proeja), com ingresso no segundo semestre letivo.

O resultado final e primeira chamada para as 80 vagas ofertadas em cursos técnicos subsequentes ao ensino médio estão publicados na página do Edital nº 70/2022, disponível na Central de Seleção do IFMS. 

No caso das 240 vagas abertas para cursos técnicos integrados ao ensino médio na modalidade Proeja, o resultado final e a primeira chamada podem ser conferidos na página do Edital nº 71/2022.

Os candidatos foram classificados como ‘aptos à matrícula’ e ‘lista de espera’, sendo que os primeiros obtiveram uma classificação dentro do número de vagas ofertadas em cada curso.

As matrículas devem ser feitas entre os dias 3 e 7 de julho, preferencialmente de forma presencial. O candidato deve comparecer à Central de Relacionamento (Cerel) do campus para o qual se inscreveu, observando o endereço e o horário de atendimento da unidade do IFMS.

Documentos para a matrícula

No ato da matrícula presencial, o convocado deve apresentar os seguintes documentos:

  • Histórico Escolar (do ensino médio para candidatos do Edital nº 70/2022; e do ensino fundamental para candidatos do Edital nº 71/2022);
  • Documento oficial de identificação com foto (carteira de identidade – RG; ou certificado de reservista; ou carteira de trabalho; ou carteira nacional de habilitação; ou outras elencadas nos editais;
  • Documento que comprove estar em dia com o Serviço Militar, para os brasileiros entre 19e 45 anos de idade completos ou a serem completados até 31 de dezembro do ano corrente; 
  • Uma foto atual digital 3×4 ou selfie em postura frontal, nítida, individual, colorida, com fundo branco que enquadre desde a cabeça até os ombros, de rosto inteiro, sem o uso de óculos escuros e artigos de chapelaria (boné, chapéu, viseira, gorro ou similares); 
  • Para candidatos beneficiários de ação afirmativa (cotas) com renda menor ou igual a 1,5 salário mínimo per capita, devem apresentar os documentos exigidos no Anexo IV;
  • No caso candidatos da ação afirmativa (cotas) para pessoa indígena, apresentar o Registro Administrativo de Nascimento Indígena – Rani, certidão de nascimento indígena ou declaração de pertencimento à etnia, assinada por uma liderança indígena da respectiva etnia;
  • No caso de candidato da ação afirmativa (cotas) para pessoa com deficiência, apresentar laudo médico, acompanhado do formulário de entrega (Anexo VI) preenchido e assinado.

Os cotistas aprovados nos processos seletivos deverão comprovar essa condição no ato da matrícula. Os que não fizerem a comprovação serão reclassificados em lista de espera.

Matrícula on-line 

Os candidatos também têm a opção de fazer a matrícula de forma on-line. Neste caso, toda a documentação deve ser anexada ao Sistema de Matrículas do IFMS.

Ao acessar o sistema, o candidato poderá utilizar sua conta do Gov.BR ou ativar o acesso clicando em ‘Ainda não tem Login? Clique aqui para ativar o seu acesso’. Desta forma, será solicitado o número do Cadastro de Pessoa Física (CPF), a data de nascimento e o e-mail utilizado no cadastro na Central de Seleção do IFMS.

Após ativar o acesso, o login no sistema estará liberado. A primeira senha será enviada para o e-mail utilizado no cadastro na Central de Seleção do IFMS.

Para acessar o Sistema de Matrículas, o convocado deve fazer o login com o CPF e inserir a senha enviada. Uma vez logado, o candidato deve conferir seus dados e depois anexar os documentos solicitados.

Toda a documentação deverá ser enviada na forma de arquivo digitalizado, legível e de boa qualidade, com no máximo 5 mb cada, a partir dos documentos originais. Serão aceitas imagens nos formatos .png, .jpg ou .jpeg e textos nos formatos .pdf, .doc, .docx ou .odf.  

Também é necessário o preenchimento do Questionário Socioeconômico

As orientações sobre como fazer a matrícula estão disponíveis nos editais com os resultados finais e primeiras chamadas.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Defesa Civil reforça cuidados contra incêndios na estiagem após fogo atingir aterro no Noroeste 

Grêmio Real e Grêmio Santo Antônio se enfrentam por liderança no Estadual Sub-20

PR: Mulher morre e é encontrada com 26 iPhones presos no corpo

Campo Grande apresenta tendência de longo prazo para crescimento de casos de SRAG

Notícias mais lidas agora

Empresário denuncia ‘prefeito influencer’ de Ivinhema por suspeita de fraude em licitação

Consórcio Guaicurus ameaça atrasar salários se não receber R$ 8,4 milhões da Prefeitura

Mãe e adolescente moravam há 2 meses com subtenente da PM preso em Campo Grande 

Operação da PF contra tráfico transnacional de drogas prende dois em MS

Últimas Notícias

Polícia

Adolescente teve que pular portão para fugir de subtenente da PM durante perseguição em Campo Grande

Durante depoimento na delegacia, o subtenente negou que tinha relacionamento com a adolescente

Transparência

TCE-MS vai avaliar se Consórcio Guaicurus cumpriu acordo para melhorar transporte coletivo

Conselheiro destaca 'necessidade urgente' de renovar a frota de veículos

Cotidiano

Arte pedindo veto da ‘PL da Devastação’ será instalada em cruzamento de Campo Grande

Manifestações populares pedindo o veto do projeto têm tomado as ruas e redes sociais

Brasil

DF: Mulher é presa em flagrante por agredir idosa

Filhos da idosa desconfiaram da cuidadora e instalaram câmeras de segurança na casa