Curso ensina acolhimento contra suicídios para profissionais de saúde e líderes religiosos em MS
São 70 vagas para realizar o curso oferecido pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Dândara Genelhú –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Estão abertas as inscrições para o curso ‘Manejo da crise suicida e posvenção’ da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul). São 70 vagas, com prioridade para líderes religiosos e profissionais de saúde.
O coordenador do projeto de extensão, Edilson dos Reis, disse que desmistificar o tema do suicídio é o principal objetivo do curso. Entre os tópicos abordados na formação gratuita, estão fatores de risco, manejo suicida na infância, na adolescência, na vida adulta, jovem e idosos.
Acolhimento de familiares e amigos que passam pelo luto por suicídio também será abordado. “Autópsia psicológica, que é decorrente a uma investigação retrospectiva do óbito, análise de cartas e bilhetes suicidas”, detalha o coordenador.
Além disso, o curso trata de psicodiagnóstico, conhecendo os transtornos mentais. “Um dos principais temas é formas de manejo e negociação com pessoas em tentativa de suicídio. Acolhimento humanizado para pessoas com intenção suicida ou que enfrentam tentativa de suicídio”, explicou.
Prioridade para profissionais de saúde
Criado em 2014, o curso está na oitava edição. Então, neste ano atenderá 70 pessoas selecionadas por meio de avaliação curricular.
“Nós damos prioridade para profissionais da área de saúde, principalmente os que estão na linha de frente em unidades básicas”, ressaltou o Edilson. Contudo, professores da rede pública e privada também são prioridade, pois lidam diretamente com alunos.
Acadêmicos de psicologia, medicina, enfermagem, serviço social, direito e pedagogia também possuem prioridade. “Pessoas voltadas para o acolhimento, lideranças religiosas, essa é a seleção que a gente coloca à critério”, completou.
Por fim, contou que o projeto agora tem núcleo de estudo sobre o luto. O núcleo é “voltado para pessoas em processo de perdas e luto interessados em conhecer a forma de acolhimento e apoio à pessoas em luto”.
Serviço
O curso gratuito começa em junho e segue até dezembro de 2023. As aulas acontecem duas vezes na semana, no auditório 1 da Faculdade de Medicina da UFMS, em Campo Grande.
Assim, as aulas serão todas as segundas e terças, das 19h às 22h. Interessados podem enviar currículo para famedufms.curso@gmail.com.
Notícias mais lidas agora
- Motociclista perde controle da direção, bate em poste e morre em Aquidauana
- Após comer carne de urso em churrasco nos EUA, grupo contrai parasita raro
- Bolsa Família inicia pagamentos de outubro nesta semana, confira o calendário
- Mais de meio milhão de veículos estão com o licenciamento de 2024 em atraso no MS
Últimas Notícias
Previsão indica semana chuvosa em todo o estado e máximas que chegam aos 40°C
No sul, as máximas devem ser de 32°C e, no Pantanal, chegar aos 40°C
Mulher ateia fogo e casa é destruída em incêndio em Nova Andradina
Ainda não se sabe o motivo para a mulher colocar fogo na casa.
VÍDEO: guarda perde controle da direção e capota viatura durante ocorrência em Campo Grande
O acidente ocorreu na rotatória entre a Rua da Divisão e a Av. Graça Aranha, em Campo Grande
Na garagem de casa, caminhonete é atingida por tiros na madrugada em Paraíso das Águas
Veículo foi atingido por três tiros, por ocupantes de carro preto
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.