O curso de português para migrantes internacionais, como parte do programa UEMS Acolhe, está com inscrições abertas até domingo (3). As aulas terão início ainda no segundo semestre de 2023, em e , com 40 vagas em cada local.

O público-alvo do curso é composto por migrantes internacionais, refugiados e apátridas. O período de realização do curso será de setembro a novembro de 2023 (duração de 10 semanas), com carga-horária de 60 horas, na modalidade presencial.

Para se inscrever gratuitamente os interessados devem acessar o link. O UEMS Acolhe é um programa institucional ligado à Pró-reitoria de Extensão, e Assuntos Comunitários (PROEC), que promove o acolhimento linguístico, humanitário e educacional dos migrantes internacionais por meio do curso de português como língua do acolhimento. 

O “Curso de Português para Migrantes Internacionais” recebe participantes de várias nacionalidades e um dos diferenciais é que as aulas são divididas em temas, dessa forma os alunos aprendem o português dentro de situações cotidianas – fazer compras, procurar emprego, atendimento médico.

Confira os polos:

  • Campo Grande

1. Polo Metodista: aulas às quartas-feiras, das 14h às 16h30. Local: Igreja Metodista Central, Rua Dom Aquino, 739, Bairro Amambai.

2. Polo Ashabra (Associação Haiti-Brasil): aulas às quartas-feiras, das 19h às 21h30. Local: Comunidade Divino – Paróquia Nossa Senhora de Fátima – Rua Coleta Ana de Góis, 46, Bairro Rita Vieira.

3. Polo Guanandi – aulas às quartas-feiras, das 19h às 21h30. Local: A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias – Avenida Marechal Deodoro, 1735, Bairro Guanandi.

4. Polo Coarc – aulas às quartas-feiras, das 19h às 21h30. Local: Rua Visconde de Taunay, 345, Bairro Amambai.

5. Polo UEMS – aulas às quartas-feiras, das 19h às 21h30. Local: Avenida (MS-080), 4.155, Bairro Santo Amaro.

  • Nova Andradina

6. Polo UEMS – aulas às terças-feiras, das 9h às 11h30. Local Unidade Universitária da UEMS – Rua Walter Hubacher, 138 – Centro.