Pular para o conteúdo
Emprego e Concurso

Sindicato cita ‘cenário caótico’ e escalas com um policial para pedir concurso para investigador em MS

Último concurso para policial aconteceu em 2017 e déficit é de mil servidores, segundo o Sinpol
Fábio Oruê -
policial polícia civil investigador
Imagem ilustrativa. (Foto: Henrique Arakaki/ Jornal Midiamax)

O Sinpol (Sindicato dos Policiais Civis de Mato Grosso do Sul) protocolou um ofício onde solicita abertura de concurso público para cargo de Investigador de Polícia Judiciária, da Polícia Civil.

Isso porque, segundo o Sinpol, a corporação enfrenta um “cenário caótico”. “[…] escalas de plantão de investigadores da maioria das delegacias no interior é de apenas um policial para atendimento das ocorrências, guarda e vigilância e isso vai de encontro com ser responsáveis pela custódia de presos”, relata nota do sindicato.

“O excesso e acúmulo de função gera um desgaste emocional e físico”, garante o Sinpol. O último concurso aberto foi em 2017 com 80 vagas, sendo ampliada para 95. “Não foi o suficiente para compor o quadro, pois o número de profissionais que se desligaram superou os que ingressaram em 2021 na profissão”, diz o texto.

Preocupação

O Sinpol cita o ocorrido em Camucim, no Ceará, onde um policial civil matou quatro colegas de trabalho – o autor havia sido afastado por um período por problemas psicológicos.

“O Sinpol, é responsável por defender os interesses, integridade e saúde dos Policiais Civis, usufruindo deste poder, encaminhou um ofício ao Governador Eduardo Riedel, onde solicita um novo certame para compor o quadro de Investigadores de Polícia Judiciária”, explica.

O sindicato calcula um déficit de mil policiais para exercer a função, no cargo que tem maior contingência da Polícia Civil. É de responsabilidade do investigador executar além de investigações, cumprir mandados, efetuar prisões, proceder o registro de ocorrências e as suas diligências necessárias, coletar provas, conduzir as viaturas policiais, levantar local de crime, além de recolhimento, movimentação e escolta de presos.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Dua Lipa encanta fãs ao mandar mensagem em português sobre nova turnê

Virou pai? Ex-BBB Davi Brito anuncia adoção de menino: ‘Meu filho’

Eduardo Bolsonaro terá prazo para responder a questionamento, se assim quiser (Pablo Valadares, Agência Câmara)

Diretor da PF irá incluir ameaças de Eduardo Bolsonaro em inquérito

‘Quando acordei tinha policiais no quintal’, disse morador onde assassino de Leonardo se escondeu

Notícias mais lidas agora

Ex-chefe de licitações do governo de Reinaldo pode ser condenado por rombo de R$ 6,3 milhões no HRMS

Assassino que matou ex-amante da mulher no Coophavila estava foragido por tráfico

Carolina Dieckmann mostra últimos dias de Preta Gil: ‘Como você lutou…’

Ônibus usado volta a Campo Grande para Consórcio Guaicurus requentar ‘teste ecológico’

Últimas Notícias

Polícia

Mulher é esfaqueada no abdômen por confeiteira e tem vísceras expostas em Campo Grande

Suspeita foi presa em casa e negou o crime

Le Blog Maria Antonia

Turnê de Billie Eilish vai virar filme em 3D dirigido por James Cameron

Billie Eilish surpreendeu os fãs com uma revelação cinematográfica de peso!

Política

Senadores embarcam para missão nos EUA na sexta-feira

Reuniões com representantes da presidência norte-americana começam dia 28 de julho

Mundo

Entre os 50 do mundo: João Fonseca registra melhor posição da carreira no ranking da ATP

Brasileiro manteve os 1.116 pontos e subiu de posição mesmo sem entrar em quadra