A busca por um emprego ou até uma carreira nova faz parte de grande parte dos brasileiros. De acordo com levantamento do LinkedIn, feito em dezembro de 2021, 49% dos brasileiros gostariam de mudar de emprego em 2022. Entre os jovens de 16 a 24 anos, o índice sobe para 61%. 

Ainda conforme a pesquisa, os principais motivos apontados pelos entrevistados são salários melhores e um equilíbrio entre os aspectos pessoal e profissional da vida. Essa escolha levanta muitas questões e receios, no entanto, é possível fazer isso de forma assertiva. Confira as dicas do consultor Carlos Coutinho, autor das obras “A Tríade da Competência” e Resiliência Ágil: Aprenda As Práticas Ágeis (SCRUM) para transformar seus projetos pessoais e profissionais”: 

1. Pesquise sobre a área 

Avalie a remuneração oferecida no setor e no cargo desejado, quais as habilidades que são requisitadas, tendências e inovação na área para evitar a decepção da realidade ser totalmente diferente do que foi idealizado. 

2. Seja honesto nos processos seletivos 

A motivação da mudança de área deve ficar claro para a empresa contratante. É importante explicar o motivo da mudança para que o entrevistador entenda exatamente se a vaga é ideal e coerente com o que a empresa tem para oferecer. 

3. Valorize seus conhecimentos já adquiridos

Ao mudar de emprego ou de carreira é comum a falta de experiência na área, por isso é necessário valorizar os seus conhecimentos já obtidos que podem ter ligação com o novo cargo desejado – demonstrando assim, que o profissional tem expertise.

4. Se planeje financeiramente para a mudança

Mudar de emprego ou carreira pode significar um recomeço com cargos mais iniciantes, portanto, com salários mais baixos. Por este motivo, é fundamental se planejar financeiramente para conseguir seguir a nova trajetória de forma mais tranquila. 

5. Se mantenha atualizado

Estude e aprimore os conhecimentos por meio de cursos, palestras, lives, podcasts e capacitações.