A ACICG (Associação Comercial e Industrial de Campo Grande) abriu, nesta sexta-feira (7), inscrições para o projeto Abre , cursos gratuitos de capacitação para pessoas que estão fora do mercado, mas com interesse em trabalhar no fim do ano. A intenção é qualificar candidatos para atender à demanda de mão de obra no comércio nesse período.

Conforme o cronograma, são três opções de turmas em horários e locais diferentes, sendo de 17 a 21 de outubro, o curso acontece das 7h30 às 11h30, na sede da Associação Comercial, localizada na Rua 15 de Novembro, 390, Centro. Nos mesmos dias também haverá uma turma noturna, das 19h às 21h30, no Instituto Guataverá, situado na Rua Indianápolis, 2192 – Noroeste.

Já nos dias 24 a 28 de outubro, as aulas acontecem na Amape (na Associação de Moradores do Parque Residencial Maria Aparecida Pedrossian), localizada na Av. Orlando Darós, 279, das 19h às 21h30.

O curso Abre Vagas ajuda trabalhadores há uma década em Campo Grande, intensificando o relacionamento intra e interpessoal, a autoestima, maneiras de atender com excelência e as técnicas de vendas para encantar o cliente, bem como, a importância do trabalho em equipe. Além disso, técnicas de marketing pessoal e instruções de como ter uma comunicação assertiva serão repassadas aos participantes.

“O curso é voltado a quem não está trabalhando no momento, mas deseja uma recolocação. Também é oportunidade ideal para quem está em busca do primeiro emprego e não possui nenhuma qualificação ou experiência”, completa Moacir Pereira Júnior, gestor da Escola de Varejo da ACICG e coordenador da ação.

Os currículos dos participantes ficam disponíveis para empresários associados da Associação Comercial, aumentando as chances de contratação, logo após o fim da capacitação.

Como se inscrever?

Os interessados podem fazer a inscrição presencialmente nos locais dos cursos, durante horário comercial. Basta levar documento pessoal com foto. Mais informações pelos telefones da ACICG (67) 3312-5058 e 98405-4600.

Cursos técnicos

Estão abertas as inscrições gratuitas para 1.064 vagas no processo seletivo para cursos técnicos subsequentes ao ensino médio na modalidade a distância do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (). O ingresso está previsto para o primeiro semestre letivo de 2023.

O interessado deve se inscrever até 30 de outubro pela Página do Candidato da Central de Seleção.

Para participar, é preciso ter o ensino médio completo até a data da matrícula, prevista para janeiro do ano que vem. 

Caso o candidato não tenha acesso à internet, poderá comparecer à Central de Relacionamento (Cerel) do campus ou polo do IFMS para fazer a inscrição, observando os endereços e horários disponíveis no Anexo III do edital de abertura da seleção.

Cursos – Estão sendo ofertados os cursos de Administração, Edificações e Manutenção e Suporte em Informática, em polos de apoio presencial localizados em 17 municípios: Amambai, Aquidauana, Bela Vista, Camapuã, Campo Grande, Corumbá, Costa Rica, Coxim, Dourados, Jardim, Naviraí, Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina, Ponta Porã, Ribas do Rio Pardo, e Sonora.

Na modalidade a distância do IFMS, os estudantes têm aulas no Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem (AVEA) e um encontro presencial por semana no município onde a vaga foi ofertada.

O quadro completo de vagas e dias/turnos dos encontros presenciais, bem como o cronograma do processo seletivo, estão disponíveis no edital de abertura, publicado na Central de Seleção do IFMS.

Ação Afirmativa (cotas)- Metade das vagas é reservada a candidatos que estudaram em escola pública. Desse total, há cotas para aqueles que comprovarem renda familiar bruta mensal per capita  igual ou inferior a um salário mínimo e meio, aos que se autodeclararem pretos, pardos e indígenas, e a pessoas com deficiência.

A opção de beneficiário de ação afirmativa (cotista) deverá ser informada no ato da inscrição.

Os candidatos que se autodeclararem pretos e pardos deverão passar por uma banca de heteroidentificação, para constatação da veracidade da autodeclaração. Assim como os indígenas, que deverão comprovar a etnia.

Seleção – Os inscritos serão selecionados e classificados por sorteio eletrônico, a ser realizado no dia 10 de novembro, sob responsabilidade do Centro de Referência em Tecnologias Educacionais e a Distância do IFMS (Cread). 

Cada candidato receberá um número de participação no sorteio. A classificação será feita de acordo com a ordem dos números sorteados.

O resultado preliminar do sorteio, com a classificação de todos os inscritos, será publicado em 16 de novembro. A classificação final do processo seletivo e a primeira chamada estão previstas para 18 de janeiro de 2023. 

As matrículas da primeira chamada deverão ser feitas entre os dias 19 e 27 de janeiro. O início das aulas está previsto para a semana de 27 de fevereiro a 4 de março.

Dúvidas sobre o processo seletivo devem ser enviadas ao e-mail cursos.ead@ifms.edu.br

Quadro de Vagas

Polo PresencialCursoEncontros SemanaisTurnoVagas
AmambaiAdministraçãoSábadoVespertino30
AquidauanaManutenção e Suporte em InformáticaSegunda-feiraNoturno30
AdministraçãoQuinta-feiraNoturno30
Bela VistaAdministraçãoTerça-feiraNoturno40
Quinta-feiraNoturno40
CamapuãAdministraçãoQuarta-feiraNoturno40
Manutenção e Suporte em InformáticaQuinta-feiraNoturno40
Campo GrandeAdministraçãoSegundas-feirasNoturno40
Manutenção e Suporte em InformáticaTerças-feirasNoturno40
CorumbáManutenção e Suporte em InformáticaSábadosMatutino40
AdministraçãoQuartas-feirasNoturno40
Costa RicaManutenção e Suporte em InformáticaTerça e quintaNoturno30
AdministraçãoTerça e quintaNoturno30
CoximAdministraçãoSegunda-feiraNoturno40
DouradosAdministraçãoTerças-feirasNoturno40
Segundas-feirasNoturno40
JardimAdministraçãoQuartas-feirasVespertino40
SábadosMatutino40
NaviraíAdministraçãoSegundas-feirasNoturno40
Nova Alvorada do SulAdministraçãoSegundas-feirasNoturno20
Quartas-feirasNoturno20
Manutenção e Suporte em InformáticaQuintas-feirasNoturno20
EdificaçõesSextas-feirasNoturno20
Nova AndradinaAdministraçãoQuartas-feirasNoturno20
Ponta PorãAdministraçãoQuintas-feirasNoturno40
Manutenção e Suporte em InformáticaTerças-feirasNoturno30
Ribas do Rio PardoAdministraçãoQuartas-feirasNoturno9
Quintas-feirasNoturno15
São Gabriel do OesteAdministraçãoQuarta-feiraNoturno40
Manutenção e Suporte em InformáticaTerça-feiraNoturno40
SonoraAdministraçãoSegunda-feiraNoturno40
Manutenção e Suporte em InformáticaSegunda-feiraNoturno40