MPMS abre seleção para Programa de Residência para estudantes de pós-graduação
Vagas são para aprimoramento da formação teórica e prática dos profissionais do sistema de justiça e de demais áreas correlatas
Nathália Rabelo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul) abre processo seletivo de Programa de Residência para bacharéis em Direito e graduados em demais áreas afetadas pelo MPMS que estejam cursando programas de pós-graduação (MBA, especialização, mestrado, doutorado e pós-doutorado), por instituição de ensino conveniada, reconhecida pelo MEC, ou que tenham concluído o curso de graduação dentro dos últimos cinco anos.
Vagas são destinadas para aprimoramento da formação teórica e prática dos profissionais do sistema de justiça e de demais correlatas, como arquitetura, engenharias civil e ambiental, psicologia, serviço social, pedagogia e tecnologia da informação. Assim, o programa tem objetivo de propiciar o treinamento em serviço, pesquisa e extensão, bem como o auxílio prático aos membros e aos servidores do Ministério Público no desempenho de suas atribuições institucionais, mediante a participação efetiva em atividades relacionadas a sua área de formação profissional.
Processo seletivo
A admissão no Programa de Residência se dará mediante aprovação em processo seletivo simplificado, conforme os critérios estabelecidos em edital.
Serão assegurados aos negros (pretos e pardos), indígenas e quilombolas a reserva de vagas em percentual equivalente a 30% (trinta por centro), bem como será assegurado às pessoas com deficiência o equivalente a 5% (cinco por cento) das vagas.
O processo seletivo deve prever, no mínimo, uma prova escrita em âmbito estadual, para avaliar conhecimentos específicos e próprios da área de residência. A validade é de até 1 ano, prorrogável por igual período, contado a partir da data de homologação do processo.
Sobre o programa
A duração máxima do Programa de Residência será de 36 meses, de forma improrrogável, não gerando vínculo de qualquer natureza com a Administração Pública. Já a carga-horária do residente será de 30 (trinta) horas semanais e 6 (seis) horas diárias, de segunda a sexta-feira, devendo ser cumprida, preferencialmente, dentro do horário de expediente do MPMS, das 12h às 19h.
O edital também prevê pagamento de bolsa-auxílio e auxílio-transporte, mas valores não foram especificados no documento. Edital completo pode ser encontrado na página 2 do Diário do MPMS ou no arquivo abaixo:
Notícias mais lidas agora
- Pais são presos após bebê de 2 meses ser queimado com cigarro e agredido em MS
- VÍDEO: Moradores denunciam mulher por racismo e homofobia em condomínio: ‘viadinho’
- Semadur admite que constatou irregularidades em bar que virou pesadelo para moradores no Jardim dos Estados
- Dono de espetinho preso por vender carne em meio a baratas e moscas é solto com fiança de R$ 1,4 mil
Últimas Notícias
Motociclista fica ferida após se desequilibrar e cair em cruzamento no interior de MS
No cruzamento, há um banco de areia que fez a mulher se desequilibrar
Obra para remoção de quebra-molas gera congestionamento na Avenida Guaicurus
Condutores afirmam que via não foi sinalizada
De mudança para El Salvador, diplomata do Reino Unido mostra passaporte de gatinha adotada no Paraguai
Ramin Navai finalizou missão diplomática no Paraguai e leva consigo gatinha adotada no país
Corpo é encontrado entre forro e telha de igreja em obras em MS
Polícia suspeita que vítima tenha morrido eletrocutada
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.