As inscrições para o processo seletivo para recenseadores do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) terminam no próximo domingo (20). São 22 vagas para para quem deseja atuar no Censo Demográfico 2022.

As vagas são distribuídas da seguinte forma: (3 vagas amplas), (7 amplas e 2 para pretos ou pardos) e (8 amplas e 2 para pretos ou pardos). Nos municípios de Douradina e Itaporã, os recenseadores atuarão em áreas onde existem aldeias indígenas.

A inscrição é gratuita e não haverá prova. Os interessados deverão se inscrever por meio de um formulário online, disponível neste link. As vagas são para profissionais com nível fundamental completo.

Recenseador

O recenseador é aquele profissional que entrevista os moradores durante a coleta de informações para o Censo Demográfico. A previsão de duração de contrato do recenseador é de até três meses.

A remuneração será por produção, calculada por setor censitário, conforme taxa fixada e de conhecimento prévio pelo Recenseador, de unidades recenseadas (domicílios urbanos e/ou rurais), tipo de questionário (básico ou amostra), pessoas recenseadas e registro no controle da coleta de dados. Além disso, existem bônus por cumprimento de metas específicas.

O candidato poderá simular valores de remuneração clicando aqui. Como exemplo não vinculativo, as estimativas feitas no site mostram cidades de MS que pagam valores entre R$ 1,3 mil e R$ 3 mil mensais, podendo variar para mais ou para menos, de acordo com o tempo dedicado ao trabalho e o grau de dificuldade na abordagem aos domicílios.

Com o horário de trabalho flexível, a recomendação é que o recenseador tenha uma jornada mínima de 25 horas semanais. O profissional também passará por um treinamento obrigatório antes do início da coleta do Censo.

Acompanhe vagas e editais

Quer receber dicas e conversar com a gente sobre empregos e concursos? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar de troca de experiências e informações para ajudar quem está em busca de oportunidades de trabalho.