O Instituto Federal de () segue com inscrições abertas para 1.064 vagas em técnicos subsequentes ofertados a distância. O prazo se encerra no dia 30 e o quadro de vagas pode ser acessado aqui.

Conforme divulgado, os interessados devem se inscrever pela Página do Candidato. Para participar é necessário ter ensino médio completo até a data da matrícula. O ingresso está previsto para o primeiro semestre letivo de 2023. 

Caso o candidato não tenha acesso à internet, poderá comparecer à Central de Relacionamento (Cerel) do campus ou polo do Instituto Federal para fazer a inscrição, observando os endereços e horários disponíveis no Anexo III do edital de abertura, publicado na Central de Seleção

Cursos – As opções são Administração, Edificações e Manutenção e Suporte em Informática. Neste formato de ensino, os estudantes acompanham as aulas pelo Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem (AVEA/Moodle), com um encontro presencial por semana no município onde a vaga foi ofertada. 

Os polos do IFMS se localizam em Amambai, Aquidauana, Bela Vista, Camapuã, Campo Grande, Corumbá, Costa Rica, Coxim, Dourados, Jardim, Naviraí, Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina, Ponta Porã, Ribas do Rio Pardo, e Sonora. A distribuição das vagas pode ser conferida na tabela ao final do texto. 

Cotas – Metade das vagas é reservada a candidatos que estudaram em escola pública. Desse total, há cotas para aqueles que comprovarem renda familiar bruta mensal per capita igual ou inferior a um salário-mínimo e meio, aos que se autodeclararem pretos, pardos e indígenas, e a pessoas com deficiência. 

A opção de beneficiário de ação afirmativa (cotista) deverá ser informada no ato da inscrição. 

Os candidatos que se autodeclararem pretos e pardos deverão passar por uma banca de heteroidentificação, para constatação da veracidade da autodeclaração. Assim como os indígenas, que deverão comprovar a etnia. 

Seleção – Será feita por sorteio eletrônico no dia 10 de novembro, pelo Centro de Referência em Tecnologias Educacionais e Educação a Distância (Cread). Cada candidato receberá um número de participação no sorteio. A classificação será feita de acordo com a ordem dos números sorteados. 

O resultado preliminar do sorteio, com a classificação de todos os inscritos, será publicado em 16 de novembro. Já a classificação final do processo seletivo e a primeira chamada estão previstas para 18 de janeiro do ano que vem. 

As matrículas da primeira chamada deverão ser feitas de 19 e 27 de janeiro, com início das aulas entre 27 de fevereiro a 4 de março. 

Dúvidas sobre o processo seletivo devem ser enviadas ao e-mail cursos.ead@ifms.edu.br