O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) está com um novo processo seletivo para recenseadores, que atuam no Censo Demográfico 2022, com 22 vagas para Mato Grosso do Sul. As inscrições abrem nesta quinta-feira (17).

As vagas são distribuídas da seguinte forma: Douradina (3 vagas amplas), Itaporã (7 amplas e 2 para pretos ou pardos) e Naviraí (8 amplas e 2 para pretos ou pardos). Nos municípios de Douradina e Itaporã as vagas serão destinadas para os recenseadores atuarem em áreas onde existem aldeias indígenas.

A inscrição é gratuita, não haverá prova, e deve ser realizada até domingo (20). Os interessados deverão se inscrever por meio de um formulário online, disponível neste link. As vagas são para nível fundamental completo.

Recenseador

O recenseador é aquele profissional que entrevista os moradores durante a coleta de informações para o Censo Demográfico. A previsão de duração de contrato do recenseador é de até três meses.

A remuneração será por produção, calculada por setor censitário, conforme taxa fixada e de conhecimento prévio pelo Recenseador, de unidades recenseadas (domicílios urbanos e/ou rurais), tipo de questionário (básico ou amostra), pessoas recenseadas e registro no controle da coleta de dados. Além disso, existem bônus por cumprimento de metas específicas.

O candidato poderá simular valores de remuneração clicando aqui. Como exemplo não vinculativo,
as estimativas feitas no site mostram cidades de MS que pagam valores entre R$ 1,3 mil e R$ 3 mil mensais, podendo variar para mais ou para menos, de acordo com o tempo dedicado ao trabalho e o grau de dificuldade na abordagem aos domicílios.

Com o horário de trabalho flexível, é recomendado que o recenseador tenha uma jornada de trabalho mínima de 25 horas semanais. O profissional também passará por um treinamento obrigatório antes do início da coleta do Censo.