Exército em MS abre processo seletivo para oficiais, sargentos e cabos temporários no CMO; confira o edital

Inscrições podem ser realizadas de 2 a 11 de julho de 2022
| 23/06/2022
- 07:52
Exército em MS abre processo seletivo para oficiais, sargentos e cabos temporários no CMO; confira o edital
Foto Ilustrativa

O Exército Brasileiro vai abrir no próximo dia 2 de julho até o dia 11 do mesmo mês o para oficiais, sargentos e cabos temporários para atuação no CMO (Comando Militar do Oeste), que compreende os estados de Mato Grosso do Sul, de Mato Grosso e a cidade de Aragarças (GO).

Segundo o Exército, o processo seletivo é para cadastro de reserva visando à incorporação como oficiais, sargentos e cabos temporários, a partir de 1º de fevereiro de 2023, para o recompletamento de vagas abertas em decorrência da movimentação e do licenciamento de militares. Por isso mesmo, as vagas são divulgadas nas últimas fases do processo seletivo.

Atuação é temporária

A seleção segue os critérios publicados nos avisos de convocação e seleção específicos para cada posto ou graduação, em conformidade com as normas vigentes. "Cabe esclarecer que o presente Processo Seletivo não se destina ao ingresso no Exército Brasileiro como militar de 'carreira', com direito à estabilidade, mas sim como militar temporário", diz nota do EB.

O processo seletivo é composto de Inscrição Eletrônica (IE), Entrega da Documentação (ED) (para os candidatos inscritos e pré-selecionados), Entrevista e Avaliação Curricular (EAC) (presencial e apenas para os candidatos que entregaram a documentação), Inspeção de Saúde (IS) e Exame de Aptidão Física (EAF).

Requisitos para candidatos

Os candidatos deverão ter no máximo 40 anos de idade por ocasião da incorporação e possuir cursos nas áreas de interesse do Exército Brasileiro, exceto os candidatos a Oficial Temporário Médico, Farmacêutico, Dentista e Veterinário que deverão ter no máximo 38 anos de idade, em 31 de dezembro do ano da incorporação, conforme previsto na Lei nº 13.954, de 16 de dezembro de 2019 e Lei nº 5.292, de 8 de junho de 1967.

Os candidatos não poderão ter, até a data da incorporação, mais de 84 meses de total de serviço prestado às Forças Armadas, tendo em vista que o serviço militar temporário terá o prazo mínimo de 12 (doze) meses e não poderá ultrapassar 96 (noventa e seis) meses, contínuos ou não, como militar, em qualquer Força Armada, conforme o previsto no §3º do Art. 27, da Lei nº 4.375, de 17 de agosto de 1964, Lei do Serviço Militar (Incluído pela Lei nº 13.954, de 16 de dezembro de 2019).

Os demais requisitos deverão ser verificados nos Avisos de Convocação e Seleção específicos para cada posto ou graduação.

Como se inscrever?

As inscrições estarão abertas de 2 a 11 de julho de 2022 e deverão ser realizadas exclusivamente pelo endereço eletrônico www.9rm.eb.mil.br.

Veja também

Fase está no processo final para preenchimento dos cargos de delegado, perito e agente de polícia científica

Últimas notícias