No Dia do Trabalhador, comemorado neste domingo (1°), a Prefeitura de , através da Funsat (Fundação Municipal do Trabalho), divulgou balanço do encaminhamento dos moradores ao . Desde 2020, cerca de 31 mil pessoas foram encaminhada para um emprego formal com carteira assinada.

O levantamento aponta que, após o período de alta restrição da pandemia, só em 2021, foram 21.661 pessoas procuraram a Agência de Emprego da buscando oportunidades, Nes período, 4.649 novas inscrições de trabalhadores foram inseridas no sistema de intermediação entre empregador e novo empregado, 11.981 vagas captadas e 20.139 encaminhamentos para entrevista.  

Para oportunizar a geração de emprego e a capacitação no município, programas e mais de 50 projetos estão em andamento, um deles é o novo (Programa de Incentivos para o Desenvolvimento Econômico e Social), que tem expectativa de atender 90 mil pessoas entre micro e pequenos empresários.

Outro exemplo, o Programa Municipal de Microcrédito Popular, denominado “Programa Avançar”, destinou R$ 4 milhões de recursos do tesouro municipal, para fomentar o empreendedorismo e, por sua vez, avançar nas atividades para a retomada do crescimento da economia.

A fundação realiza ações itinerantes em diversas regiões da Capital. São oferecidos orientações aos empregadores e empregados, qualificação profissional, intermediação de vagas de emprego, emissão de carteira de trabalho e outros serviços. O gráfico das ações aponta que o número de encaminhamentos saltou 92% de 2020 para 2021.

funsat

Em uma das ações da Funsat Itinerante, realizada na Vila Nasser, a Prefeitura encaminhou muitas pessoas ao mercado de trabalho, entre elas a Ivanete Benites, de 34 anos. Mãe de dois filhos pequenos, ela tinha acabado de ser despejada de sua moradia e ao procurar atendimento por meio do projeto da fundação, saiu de lá com um emprego garantido em um atacadista.

“Eu cheguei aqui [na ação] aflita e até chorando, mas no fundo eu sabia que iria conseguir um emprego. Minha fé e a boa vontade de todos em me ajudar fizeram a diferença, estou empregada”.

Pedro Henrique Silva do Nascimento, de 34 anos, pai de uma filha, é outro exemplo de trabalhador que saiu de uma ação da Prefeitura empregado. As seleções desta vez estavam sendo realizadas no Residencial Oliveira. Segundo Nascimento, a contratação mudou a vida dele.

“Sou carioca, já estava há quase dois anos sem um trabalho formal [com carteira assinada]. Assim que cheguei fiquei sabendo da ação. Fui até a ação e consegui uma entrevista ali mesmo no local e graças a Deus foi tudo muito rápido, organizado. Em alguns minutos já estava assinando as documentações para contratação. Estava ciente que dali eu sairia empregado e assim resolveria boa parte dos meus problemas”, contou.

Vale lembrar que a fundação também oferece cursos profissionalizantes e de capacitação gratuitos, desde 2017 até março deste ano já foram ministrados 232 cursos e quase cinco mil pessoas certificadas.

 “Logo que começou a pandemia, em 2020, a Prefeitura de Campo Grande adotou uma postura firme tanto na questão sanitária quando nas ações mais efetivas, para enfrentar a crise que se anunciava. Em 2020 criamos a Funsat Itinerante em parceria com todas as secretarias e a iniciativa privada. Percorremos bairros e as sete regiões da nossa capital, de modo que em 2021, o efeito dessas ações e medidas trouxeram resultados positivos à economia local”, explicou o diretor-presidente da Funsat, Luciano Martins.