As universidades estão iniciando ou se preparando para iniciar o ano letivo de 2022, com milhares de novos acadêmicos. Mas além da busca pela graduação, os calouros podem aproveitar o primeiro semestre para procurar estágio e dar início à vida profissional. Em MS, há mais de 100 vagas para os calouros.

“É a oportunidade para o estudante ter a vivência prática da profissão que ele escolheu, receber uma bolsa que pode auxiliar nas despesas escolares e, principalmente, desenvolver competências profissionais, aprender como funciona o ”, explica a diretora da Agência Super Estágios, Aline Santos.

Para as empresas, a contratação de acadêmicos no início da contribui para a descoberta de jovens talentos e formação de profissionais alinhados à organização. “Os estudantes têm facilidade de adaptação e aprendizado no mercado de trabalho, as empresas conseguem realizar treinamentos e orientar esse jovem que, posteriormente, terá grandes chances de ser efetivado”, afirma Aline Santos.

Currículo e entrevista

Muitos jovens que buscam a primeira experiência no mercado de trabalho têm dúvidas sobre a elaboração do currículo. De acordo com a psicóloga e especialista em Recursos Humanos, Milena Mendonça, o estudante pode inserir informações como: trabalhos voluntários, intercâmbio, conhecimentos e habilidades, cursos, idiomas e objetivo profissional.

“É importante detalhar que tipo de atividade esse jovem desenvolveu em trabalhos voluntários ou em atividades escolares mesmo. Se houve trabalho em equipe ou em grupo, se coordenou alguma ação nesses ambientes. No objetivo profissional, deixar claro qual a área que pretende trabalhar”, esclarece Milena Mendonça acrescentando que a formatação e a escrita correta e objetiva também são dicas simples e fundamentais.

A entrevista é outra preocupação de estudantes que estão em busca de estágio. O primeiro passo, de acordo com a especialista, é encarar esse momento como um bate-papo, ser sincero e honesto.

“Uma orientação é pesquisar sobre a história e os valores da empresa antes da entrevista e, se o jovem se identificar com esses valores, tentar demonstrar isso durante a entrevista de forma espontânea e verdadeira”, afirma a especialista em RH.

O uso de roupas adequadas também é outro ponto importante: evitar saia ou vestido curto e peças muito justas, usar maquiagem leve e poucos acessórios, evitar bonés e ter cuidado para não exagerar no perfume.

“Se tiver dificuldade nas primeiras entrevistas, a orientação é seguir em frente. Se o candidato não consegue a vaga, não significa que é bom ou ruim, significa apenas que é diferente do perfil que a empresa está procurando”, destaca Milena Mendonça.

Vagas

A Agência Super Estágios está com 121 vagas de estágio abertas, sendo 107 para ensino superior e 14 para ensino médio, com bolsas de R$ 600,00 a R$ 1.000,00 e auxílio-transporte.

No ensino superior, as oportunidades são para as áreas de Direito, Pedagogia, Administração, Publicidade e Propaganda, Jornalismo, Ciências Contábeis, Educação Física e e Urbanismo.

Para participar do processo seletivo, os estudantes devem se cadastrar gratuitamente no aplicativo ou no site da Super Estágios: www.superestagios.com.br.

Quem tiver dúvidas pode entrar em contato pelo telefone (67) 3211-2022 ou (67) 99219-3672 (WhatsApp).