Como será feita a lotação dos aprovados no concurso PF? Essa é uma questão para muitos concorrentes, considerando que esse é um concurso nacional.

Mas, em entrevista exclusiva à Folha Dirigida, a diretora de Gestão de Pessoal da instituição, delegada Cecília Silva Franco, esclareceu dúvidas sobre o assunto.

As vagas do concurso PF serão oferecidas em formato nacional, ou seja, sem distribuição por regiões. A Polícia Federal fará as convocações de acordo com suas necessidades.

No entanto, segundo Cecília, a Região Norte e as fronteiras serão destaque nesse concurso. Para a Região Norte, por exemplo, há vagas para todas as unidades.

“Todas as unidades da Região Norte devem realmente ser contempladas com vagas. Fora essa região, há uma faixa de fronteira com grande necessidade no Mato Grosso, , e Paraná, especialmente Foz do Iguaçu e Guaíra.”

Quem quer escolher onde será lotado deve se empenhar ao longo do Curso de Formação. Isso porque só os melhores colocados nessa etapa terão direito de escolha.

“O somatório de notas dá uma média e há uma classificação final do desempenho no curso de formação. E aí haverá uma lista de vagas e os candidatos escolhem seguindo a lista de classificação”, explicou a diretora.

Vale ressaltar que a nota obtida na primeira etapa do concurso não interferirá muito nesse quesito. Essa servirá, apenas, para classificação e para o concurso.

A diretora de Gestão de Pessoal da Polícia Federal ainda explicou que antes dessa disponibilização de vagas para quem está no curso é feito concurso de remoção interna na instituição:

“Então, primeiro abrimos oportunidade para quem já é servidor e quer se movimentar em nível nacional. O apanhado dessas vagas é oferecido no curso de formação. No edital já prevê que, prioritariamente, esses candidatos serão lotados nas unidades da Região Norte e na faixa de fronteira. Porque costuma ser esse o movimento. Ao longo do tempo, quem ingressa poderá pleitear outras lotações.”