A ( Federal de Mato Grosso do Sul) está em busca de médicos para atuar em estudo da instituição em parceria com o Instituto Butantan que desenvolve uma vacina contra a . A pesquisa entrou na fase 3, que faz o acompanhamento de pacientes imunizados.

Responsável pelo estudo em , o infectologista e professor do curso de Medicina Erivaldo Elias Júnior, ressalta que a Capital é um dos 14 locais da pesquisa no Brasil, desenvolvido desde 2016.

“O estudo para a avaliação da eficácia e segurança da vacina tetravalente contra a dengue, ou seja, contra os quatro tipos virais, inclui quase 17 mil participantes em diversos estados, sendo 562 em Campo Grande. Nessa etapa da pesquisa não ocorrem mais vacinações, não sendo possível que interessados entrem no estudo agora, a atual fase corresponde ao acompanhamento dos participantes vacinados em 2016 e 2017”, explica.

Podem participar médicos já graduados e com registro no CRM (Conselho Regional de Medicina), com disponibilidade para atuação entre as 17h e 22h em dias úteis e aos sábados pela manhã, conforme escala da equipe.

Entre as atribuições dos médicos selecionados estarão consultas médicas com crianças a partir de dois anos, adolescentes e adultos participantes do estudo. As atividades irão incluir exame físico; documentação de história médica; verificação de medicações concomitantes e prévias; conferência de carteira de vacinação; realização de prova do laço; documentação e avaliação de evento adverso e evento adverso grave e acompanhamento de segurança após a vacinação. 

Os médicos irão realizar ainda avaliação de resultados laboratoriais; revisão e assinatura de ficha clínica; contatos de vigilância; consultas de febre, vigilância e eventos adversos; e prescrição médica.

As inscrições são gratuitas e deverão ser realizadas no dia 1º de março de 2021 na sala 51 da Famed, no campus da UFMS. O atendimento será das 8h às 11h e das 13h às 16h, seguindo orientações do Plano de Biossegurança da universidade.

Todos os documentos necessários à inscrição e também as demais informações sobre a seleção podem ser acessadas no edital disponível no site da UFMS.