Para quem sonha com uma vaga em universidade pública, é preciso ficar atento: é o último dia para inscrição nos processos seletivos de ingresso na (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul). O prazo de inscrições no Vestibular e Passe (Programa de Avaliação Seriada Seletiva) para 2022 encerra nesta segunda-feira (8). No total, serão 5.525 , sendo 3.347 para o Vestibular e 1.089 para o Passe. O restante das vagas será para o Sisu (Sistema de Seleção Unificada).

As oportunidades são para os cursos da Cidade Universitária e dos câmpus de Aquidauana, Chapadão do Sul, Coxim, Naviraí, Nova Andradina, Paranaíba, Ponta Porã, Três Lagoas e do Pantanal. As inscrições podem ser feitas até esta segunda-feira (8) no site. A taxa de inscrição é de R$ 120, confira os editais aqui.

As provas serão realizadas de forma presencial, com medidas de proteção e segurança preconizadas pelas organizações de saúde. A prova do Vestibular será realizada no dia 5 de dezembro, das 8h às 13h. Já a prova do Passe será realizada no dia 12 de dezembro, também das 8h às 13h. 

Qual a diferença de Vestibular e Passe?

O Vestibular UFMS é voltado a candidatos que concluíram ou irão concluir o ensino médio até a data prevista para matrícula na Universidade. A avaliação é composta por 60 questões objetivas de múltipla escolha e uma redação. A prova do Vestibular será realizada no dia 5 de dezembro.

Já o Passe se destina a candidatos que ainda estão cursando o Ensino Médio e desejam ingressar na UFMS de forma seriada, por meio de avaliações realizadas ao final de cada ano letivo, com conteúdos específicos daquele período. O processo seletivo é composto por três etapas e a escolha do curso só ocorre na última. As avaliações são compostas por 60 questões objetivas de múltipla escolha e, na terceira etapa, uma redação. As provas do Passe serão realizadas em 12 de dezembro, também das 8h às 13h.