Desemprego atinge recorde com 14,4 milhões de pessoas no Brasil
Taxa de desemprego é de 14,4%, conforme dados analisados de dezembro a fevereiro
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O número de desempregados atingiu recorde no Brasil e chega a 14,4 milhões de pessoas sem ocupação. O desemprego atingiu a taxa de 14,4% no trimestre de dezembro a fevereiro, conforme dados divulgados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) nesta sexta-feira (30).
O Instituto aponta que o número de desempregados atingiu o recorde, desde o início da série histórica da PNAD (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) Contínua, em 2012. O dado aponta uma alta de 2,9% ou de mais 400 mil pessoas desocupadas no Brasil, em comparação com o trimestre anterior.
Ainda assim, a desocupação ficou estável em 14,4% em relação ao trimestre anterior, que foi de 14,1%. No trimestre do ano passado, a taxa de desemprego foi estimada em 11,6%. O IBGE indica que a estabilidade na quantidade de pessoas ocupadas se deve à informalidade, ou seja, aumentou o número de pessoas que trabalham por conta própria.
“O trimestre volta a repetir a preponderância do trabalho informal, reforçando movimentos que já vimos em outras divulgações – a importância do trabalhador por conta própria para a manutenção da ocupação”, comenta a analista da pesquisa, Adriana Beringuy.
Apenas a categoria de trabalhadores por conta própria, que totaliza 23,7 milhões de pessoas, apresentou crescimento (3,1%) na comparação com o trimestre anterior. O dado representa mais 716 mil trabalhando por conta própria.
Dados do IBGE ainda mostram que a população fora da força de trabalho, ou seja, que não estava nem ocupada nem desocupada na semana de referência, manteve-se estável em 76,4 milhões.
A analista de pesquisa explica que o indicador que cresceu muito em 2020, em função do afastamento das pessoas do mercado de trabalho. “Essa população fora da força foi afetada pelas restrições de funcionamento das atividades econômicas e pelas medidas de proteção. Muitas deixaram de procurar trabalho, outras perderam o trabalho e não viam condições de se reinserir, parando de exercer pressão no mercado de trabalho. Quando confrontamos com fevereiro de 2020, a população fora da força de trabalho é muito maior em função da própria dinâmica que a pandemia trouxe para o mercado de trabalho”, observa.
Notícias mais lidas agora
- Idoso é encontrado morto após cair em lagoa no interior de MS
- Dívida de drogas teria motivado assassinato de ‘Pinguim’ em confraternização, segundo amigos
- Adolescente morre na Santa Casa dois dias após bater na traseira de carreta na BR-262
- Família procura por irmãos de 5 e 7 anos que desapareceram no Jardim Leblon
Últimas Notícias
Campo-grandense é vítima de fraude eletrônica e tem prejuízo de R$ 8 mil em compras não autorizadas
Golpistas realizaram compras nos cartões de débito e crédito
Traficante é preso com mais de 3KG de pasta base de cocaína avaliados em R$ 40 mil
Flagrante foi realizado pelo Serviço de Inteligência do Batalhão de Choque
Influenciadora digital morre ao ser arrastada por enchente em Uberlândia
Algumas pessoas tentaram ajudar o casal, mas o carro foi levado pela força da água
Homem tentou matar esposa por ciúme do filho dela em Dourados
Mulher sofreu agressões e ameaças de morte do marido
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.