Recentemente, como forma de protesto contra o antigo secretário, José Tostes, a categoria ameaçou um “apagão” nas atividades, inclusive em decorrência da falta de pessoal.

Concurso Receita Federal: saiba mais sobre a seleção

O concurso  aguarda aval do Ministério da Economia para o preenchimento de 669 , sendo 230 para o cargo de auditor fiscal e 469 para analista tributário. Para as duas carreiras é necessário possuir formação de nível superior. No caso de analista, o inicial é de R$ 12.142,39, enquanto a carreira de auditor conta com inicial de R$ 21.487,09.

A falta de um novo concurso vem causando bastante desconforto entre os servidores, principalmente aqueles que atuam nas unidades de fronteira. Além disso, questionam a demora por um aval para o certame, que consideram ter sido preterido em relações a outros concursos federais que estão sendo autorizados com prioridade, como o concurso CGU (Controladoria Geral da União)  e TCU (Tribunal de Contas da União), ambos já em andamento.

Última seleção

O último concurso Receita Federal ocorreu em 2014, com 1.026 vagas para área de apoio, para o cargo de assistente técnico-administrativo do MF (Ministério da Fazenda). Mais de 263 mil inscritos disputaram as vagas oferecidas, uma média de 257 candidatos por vaga).

A prova foi composta por questões de Língua Portuguesa, Matemática, Raciocínio Lógico, Informática, Atualidades, Gestão de Pessoas e do Atendimento ao Público, Ética do Servidor na Administração Pública, Administração Pública Brasileira e Regime Jurídico dos Agentes Públicos.