Com a proximidade das festas de e movimento do comércio, outra movimentação típica também se torna realidade: as vagas de trabalho temporárias. Se você precisa de emprego, essa é uma ótima oportunidade para se recolocar no mercado de trabalho. Confira abaixo dicas de especialista nas contratações.

Mesmo que seja uma vaga temporária, as dicas para se candidatar e participar de uma entrevista de emprego não deixam de ser as mesmas daquelas visadas por quem quer um emprego não temporário.

Antecedência

A gerente de uma agência especializada em vagas temporárias e terceirizações, Ana Lia, diz que se preparar para entrevista é essencial, saber sobre a empresa em que está se candidatando, local de entrevista, pontualidade, simpatia e disponibilidade de tempo.

Outra dica importante é falar sobre suas experiências anteriores, geralmente, são elas que demonstram o que você sabe e podem cativar o empregador.

Atualização

Um outro ponto muito simples, mas que algumas pessoas não se atentam, é sempre conferir se o currículo está atualizado e correto em relação a seus dados. Para não correr o risco de passar o telefone ou e-mail errado e perder a vaga por um simples descuido.

Para quem pensa que o setor está mais calmo ou sem muitas contratações temporárias de fim de ano, a gerente de RH diz que os números continuam iguais e o setor de indústrias e agronegócios são os mais aquecidos em .

Um ponto importante para quem quer se candidatar para vagas temporárias é saber a forma da contratação. Ela pode ser realizada de duas maneiras, através de uma agência de trabalhos temporários ou com empresas terceirizadas.

A gerente de RH explica que a maioria das lojas de optam por utilizar a contratação de vaga temporária pela lei. No entanto, é um número muito pequeno do comércio que opta por essa modalidade.

”Sugiro que os empresários locais procurem saber mais sobre como funciona a lei e pratiquem estes benefícios a favor da empregabilidade”, aconselhou Ana Lia.

Sobre os desafios para quem procura esse tipo de vaga, a gerente pensa que existem dois principais: primeiro é encontrar uma empresa que esteja com a documentação e agência com documentação completa necessária para admissão.

Outra dificuldade é que a pessoas estejam dispostas a trabalhar na empresa como qualquer outro colaborador, ou seja, cumprir horários, normas e até se destacar para ter a chance de uma efetivação.