O Exército Brasileiro abriu um novo concurso público nacional para 440 na Preparatória de Cadetes (EsPCEx 2020). As inscrições vão de 5 de maio a 3 de junho, exclusivamente por meio do site do órgão.

Segundo o edital publicado nesta quinta-feira (29) no Diário Oficial da União, são 400 vagas para candidatos do sexo masculino e 40 vagas ao sexo feminino.

Para a ampla concorrência serão 320 vagas para o sexo masculino e 32 para o sexo feminino. Para a reserva aos candidatos negros (pretos ou pardos) serão 80 vagas para o sexo masculino e oito vagas para o sexo feminino.

A taxa de inscrição custa R$ 90, com possibilidade de solicitar a isenção durante os dias 5 e 7 de maio de 2020. Veja aqui o edital.

O concurso tem abrangência nacional, sendo composto por verificações de requisitos intelectuais, de saúde, físicos, psicológicos e documental:

Entre outros requisitos, o candidato precisa:

  • ter concluído o Ensino Médio
  • possuir idade de, no mínimo, 17 e, no máximo, 22 anos, completados até 31 de dezembro do ano da matrícula;
  • se do sexo masculino, ter, no mínimo, 1,60m de altura, sendo que esta limitação não se aplica ao candidato com até 16 anos de idade, desde que possua a altura mínima de 1,57m e exame especializado que revele a possibilidade do crescimento;
  • se do sexo feminino, ter, no mínimo, 1,55 m de altura;
  • não ter filho(s) ou dependente(s) e não ser casado ou haver constituído união estável.

O curso, de nível superior, tem duração de 5 anos e é realizado em regime de internato. No primeiro ano, as aulas serão ministradas na cidade de Campinas (SP). Do segundo ao quinto, o militar em formação tem aulas na Militar das Agulhas Negras (Aman), no município de Resende (RJ).