Depois de vários meses de espera, o concurso da PRF (Polícia Rodoviária Federal) foi autorizado pelo , em portaria publicada no DOU () desta quinta-feira (24). A expectativa é que o edital com detalhes para as 1,5 mil e salários que iniciam em R$ 10,3 mil seja publicado em breve.

A autorização era bastante aguardada, principalmente após as recentes declarações do presidente da República, Jair Bolsonaro. O número, entretanto, foi menor do que anunciado com frequência pelo presidente da República, que falava em 2 mil vagas. Ainda assim, este é o maior quantitativo autorizado para a PRF em toda a história.

A partir de agora, a nova fase esperada é a contratação da banca organizadora do certame. A princípio, cogita-se que o edital seja lançado ainda no mês de janeiro de 2021.

Nacional, o concurso da PRF terá provas em todas as capitais do Brasil, o local para desempenho das funções dos aprovados, contudo, ainda não foi anunciado e depende da necessidade de cada estado.

Tradicional neste concurso, o cargo de policial rodoviário federal é exclusivo para quem tem formação em ensino superior.Não existe impedimento para o candidato que esteja cursando realizar a prova. Caso esteja entre os aprovados e seja nomeado para realizar o CFP, o aprovado pode solicitar o fim de fila, podendo ser convocado posteriormente, mas correndo o risco de não haver novas turmas.

Confira abaixo os requisitos que devem constar em edital

  • Ser brasileiro ou português (desde que amparado pelo Estatuto de Igualdade)
  • Nível superior em qualquer área de formação
  • mínima de 18 anos
  • Possuir CNH categoria “B”, válida e sem impedimentos
  • Estar em gozo dos direitos políticos.
  • Estar quite com as obrigações militares e eleitorais.
  • Ter aptidão física e mental para o exercício das atribuições do cargo