Pandemia: aplicativos para carteira de trabalho e seguro-desemprego apresentam falhas

Em tempos de quarentena pelo coronavírus (covid-19), a dependência por aplicativos e sistemas virtuais para resolver problemas aumentou. As plataformas acabaram se tornando o principal aliado dos setores públicos e privados para substituir o atendimento presencial durante a pandemia. O lado ruim disso tudo é que muitas vezes o sistema virtual não funciona como o […]

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Em tempos de quarentena pelo coronavírus (covid-19), a dependência por aplicativos e sistemas virtuais para resolver problemas aumentou. As plataformas acabaram se tornando o principal aliado dos setores públicos e privados para substituir o atendimento presencial durante a pandemia. O lado ruim disso tudo é que muitas vezes o sistema virtual não funciona como o esperado e acaba gerando um problema muito maior.

Além dos aplicativos da Caixa Econômica Federal, líder de reclamações nos últimos dias, a plataforma do Ministério do Trabalho e Emprego, vinculada ao Ministério da Economia, também está deixando a desejar, segundo os leitores do Jornal Midiamax.

Durante uma transmissão ao vivo em nossa página no Facebook, os comentários de descontentamento com os sistemas foram inúmeros, mostrando que o que era para facilitar acabou dificultando a vida do trabalhador.

Ainda sem atendimento presencial nos órgãos públicos, problemas com a carteira de trabalho e seguro-desemprego podem, ou pelo menos deveriam ser resolvidos pelo aplicativo e site, mas muitos trabalhadores estão recorrendo às agências de emprego já abertas para tentar a solução.

“Alguém sabe informar se o Minsitério do Trabalho já está atendendo? ”, questiona um dos leitores. Outro ainda relata que chegou a baixar o aplicativo da carteira de trabalho digital, mas não consegue acessar.

“Eu baixei o App carteira de trabalho digital só que está dando erro no tempo trabalhado, fui na Funsat e me deram um papel para ir no Ministério do Trabalho só que não tem previsão de voltar a atender”, relatou.

“Não estou conseguindo acessar o site do Ministério do Trabalho, preciso dar entrada no seguro”, conta outra leitora.

Ao Jornal Midiamax, o MPT-MS (Ministério Público do Trabalho em Mato Grosso do Sul) informou que os sistemas aplicativos pertencem à Superintendência Regional do Trabalho, vinculada ao Ministério da Economia. Mas que eles ajudam na divulgação de números que possam auxiliar na resolução dos problemas.

Para carteira de trabalho e seguro-desemprego, por exemplo, o trabalhador pode entrar em contato através do 158. Sobre FGTS o telefone é o 0800 726 0207 e em caso de inspeção sobre possível descumprimento de medidas de controle ao coronavírus o telefone é o (67) 99924-7560.

Sobre os problemas no aplicativo e site, a reportagem entrou em contato com os setores responsáveis e aguarda retorno.

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