Pular para o conteúdo
Emprego e Concurso

Candidatos dizem que exigências para concurso da Polícia Civil são desumanas

Os critérios para a prova prática para escrivão do concurso da Polícia Civil de Mato Grosso do Sul têm causado indignação entre os candidatos. A exigência é de que os concurseiros redijam um texto de 2 mil caracteres em até cinco minutos. Na prática, são 400 toques por minuto ou 6 toques por segundo.
Arquivo -

Os critérios para a prova prática para escrivão do concurso da Polícia Civil de Mato Grosso do Sul têm causado indignação entre os candidatos. Em edital publicado no Diário Oficial do Estado nesta terça-feira (15), a exigência é de que os concurseiros redijam um texto de 2 mil caracteres em até cinco minutos. Na prática, são 400 toques por minuto ou 6 toques por segundo.

A prova prática do concurso para escrivão da Polícia Federal pede que o candidato digite um texto de 2 mil toques em 10 minutos. O dobro do tempo exigido para o concurso da Civil.

Para os candidatos, a exigência é absurda e impraticável. “É desumano digitar isso tudo em tão pouco tempo, quase ninguém consegue. Além disso, o edital foi publicado hoje e a prova é domingo, teria que disponibilizar pelo menos sete dias para podermos nos preparar”, afirma a funcionária pública Elaine Espíndola Rodrigues. Aos 38 anos, Elaine conta que se preparou por mais de um ano para concorrer ao cargo de escrivã, que oferece remuneração inicial de R$ 3.888,26.

Os concurseiros afirmam que o critério de 2 mil caracteres em cinco minutos difere do padrão utilizado em concursos para escrivão e pretendem fazer uma denúncia ao Ministério Público. Uma das candidatas, que não quis se identificar, cita outros concursos públicos a modo de comparação.

O concurso para escrivão do Governo do Estado de Goiás, em 2017, exigia a digitação de um texto de 2 mil caracteres em 10 minutos, o dobro do tempo. Outro concurso citado foi o da Polícia Civil de Mato Grosso do Sul em 2008, na qual a prova prática exigia a digitação de 2 mil caracteres em 15 minutos – o triplo do tempo. Em prova realizada neste ano, o TJ/SP (Tribunal de Justiça de ) exigia dos candidatos a digitação de um texto de 1.800 caracteres em até 11 minutos.

A advogada Nair Carmona, de 34 anos, também é candidata ao concurso da Polícia Civil e se sente frustrada com a exigência do edital. Ela conta que consegue digitar os 2 mil caracteres em 10 minutos, o dobro do tempo exigido pelo concurso. “Passei meses me preparando exclusivamente para este concurso. Estou indignada, querem dos candidatos um desempenho praticamente impossível, nem concurso da Polícia Federal exigem isso”, reclama.

Ao ver o Diário Oficial nesta manhã, a advogada Giselly de Carvalho Melo, de 44 anos, conta que ficou perplexa. Ela se prepara para a prova há mais de um ano e achou que seria um engano. “Achei que estava errado pois faltando quatro dias para prova uma exigência dessa não faz sentido. Entramos em contato com os responsáveis pelo concurso e constatamos que não houve engano”, afirma.

O escrivão é o policial responsável por registrar os boletins de ocorrência e por registrar o depoimento das partes envolvidas em um inquérito policial.

A reportagem entrou em contato com a SAD para saber a posição do órgão, mas não obteve retorno até a publicação deste texto.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Caminhão invade preferencial e mata empresário em Amambai

‘Trump usa tarifas como arma política’, diz Camila Jara sobre suspensão de carne para os EUA

Padrasto agride enteado, alega ‘atitudes rebeldes’ e pai do menor aciona polícia

VÍDEO: Casal é flagrado usando drogas no leito de UPA em Campo Grande

Notícias mais lidas agora

carne três lagoas

Mato Grosso do Sul suspende abate de bovinos para os EUA após Trump anunciar taxação

Senado Federal aprova proposta de Nelsinho Trad contra ‘tarifaço’ de 50% de Trump

Sem ajuda, adolescente teria agonizado até a morte em clínica para dependentes de MS

Na companhia da irmã, Key Alves faz ultrassom para descoberta de sexo do bebê

Últimas Notícias

Cotidiano

Incêndio assusta moradores e fumaça toma conta do Bairro Moreninha

O fogo deixou uma área de vegetação completamente destruída

Política

Alckmin diz que governo tentará acordo antes do prazo para tarifaço

Trump anunciou aumento de taxas de importação a partir de 1º de agosto

Política

Atividade econômica em terras indígenas divide opiniões no Senado

O debate aconteceu nesta terça-feira, em uma audiência pública na Comissão de Direitos Humanos

Política

Riedel explica motivo de MS ter concurso para polícia mesmo com limite prudencial extrapolado

O governador anunciou o edital do concurso com 400 vagas para a Polícia Civil será disponibilizado nesta quarta-feira