A Prefeitura de nomeia 256 agentes comunitários de saúde e de combate a endemias em Diário Oficial publicado nesta segunda-feira (23). Os agentes foram aprovados em concurso público de 2016 e serão lotados em todas as unidades básicas de saúde do município.

De acordo com a publicação, foram chamados 134 agentes comunitários de saúde e 122 agentes de combate a endemias. Segundo a Prefeitura, atualmente existem 1.387 agentes comunitários de saúde e 217 agentes de combates a endemias no município.

A lista com o nome dos convocados está disponível no Diário Oficial desta segunda-feira, a partir da página 5. Confira no link.

O trabalho dos agentes

O trabalho de agente de combate às endemias envolve desenvolver ações educativas e de mobilização da comunidade relativas ao controle das doenças; executar ações de controle; identificar casos suspeitos e encaminhar os pacientes para a Unidade de Saúde de referência; orientar a comunidade sobre sintomas, riscos e agente transmissor de doenças e medidas de prevenção individual e coletiva; mobilizar a comunidade para desenvolver medidas simples de manejo ambiental e outras formas de intervenção no ambiente para o controle de vetores.

Já os agentes comunitários de saúde realizam atividades de prevenção de doenças e promoção da saúde, além de estender o acesso da população às ações e serviços de informação e de saúde.