Cotidiano / Emprego & Concurso

Mais 500 candidatos remanescentes do concurso da Agepen serão convocados

Após convocar 438 candidatos do concurso da Agepen, a SAD (Secretaria de Administração de Desburocratização) do Governo Estadual anunciou nesta sexta-feira (6), que mais 500 candidatos serão convocados e, até o fim do ano, estarão aptos a assumir o cargo de agente. Conforme o secretário Carlos Alberto Assis, os remanescentes aprovados no concurso de 2016 […]

Mariane Chianezi Publicado em 06/07/2018, às 12h36

Coletiva de imprensa para anunciar as convocações aconteceu nesta sexta-feira (6) na SAD | Foto: Mylena Rocha
Coletiva de imprensa para anunciar as convocações aconteceu nesta sexta-feira (6) na SAD | Foto: Mylena Rocha - Coletiva de imprensa para anunciar as convocações aconteceu nesta sexta-feira (6) na SAD | Foto: Mylena Rocha

Após convocar 438 candidatos do concurso da Agepen, a SAD (Secretaria de Administração de Desburocratização) do Governo Estadual anunciou nesta sexta-feira (6), que mais 500 candidatos serão convocados e, até o fim do ano, estarão aptos a assumir o cargo de agente.

Conforme o secretário Carlos Alberto Assis, os remanescentes aprovados no concurso de 2016 serão chamados para assumir posto nos três novos presídios em MS. Atualmente, o Estado tem um déficit de 7,3 mil agentes e atualmente, apenas 1,6 mil estão trabalhando.

“O Governo autorizou ampliar as vagas desse concurso da Agepen. Segunda-feira (9) sai a ampliação dessas vagas no Diário Oficial, até sexta-feira (13) teremos a relação desses candidatos aptos a serem chamados”, disse Assis, contanto também que já começaram a contratação de professores para a formação desses novos agentes para que o curso, de 90 dias, tenha início em setembro.

A novidade, é que nos três novos presídios do Estado, sendo dois para homens e um para mulheres, serão administrados apenas por agentes penitenciários. Os 500 convocados serão distribuídos em 20 cidades onde há demanda desses servidores.

“500 é um número grande pela dificuldade que vivem os estados. De 15 mil presos, 8 mil são do tráfico de drogas. São presos federais que deveriam ser bancados pelo governo federal”, pontuou Assis, que ainda ressaltou que o Governo cumpriu de chamar os 438 candidatos anteriormente e agora decidiram ampliar as vagas.

Diego Aranda, presidente da Comissão de Remanescentes do Concurso da Agepen, afirmou que os aprovados estão felizes com a decisão de ampliação do Governo. “A população carcerária é muito grande, existe a possibilidade de melhorar agora com esses 500 convocados. E essa convocação vai aliviar essa situação”, comentou Aranda.

O concurso, que tem vencimento até 2019, ainda restarão 562 candidatos para serem convocados. “Mesmo estando felizes com essa convocação, vamos continuar lutando para que outras pessoas sejam chamadas”, afirmou Diego.

Jornal Midiamax