Cotidiano / Emprego & Concurso

Vale Universidade começa a receber inscrições a partir desta segunda

Processo termina em 14 de julho 

Midiamax Publicado em 25/06/2017, às 13h46

None

Processo termina em 14 de julho 

Começam nessa segunda-feira (26) as inscrições para o processo seletivo do Vale Universidade, programa que custeia até 90% das mensalidades. A inscrição estará disponível a partir das 8 horas, até o dia 14 de julho. Essa é a primeira vez em nove anos que o processo seletivo não foi iniciado em janeiro. 

O programa foi criado pelo Decreto nº 12.466, de 18 de dezembro de 2007, para atender estudantes de universidade públicas e privadas, mas pela primeira vez em 9 anos o benefício não abriu seu processo seletivo no início do ano. O Estado justifica que a demora é foi causada pelas reformas que o governo enfrenta. 

O Vale Universidade custeia até 90% dos custos da mensalidade em instituições privadas, sendo 70% por conta do Governo do Estado; 20% de responsabilidade das faculdades de ensino e 10% de contrapartida para os alunos. Nas universidades públicas o repasse é feito diretamente na conta do estudante, sendo o cálculo baseado na média da mensalidade do curso em outras universidades.

Em troca, o acadêmico selecionado deverá realizar estágio com carga horária de 20 horas semanais, cumpridas em jornadas de quatro horas diárias no período matutino ou vespertino, compatíveis com o horário escolar, nas instituições indicadas pela Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho (Sedhast), por intermédio da Superintendência de Projetos Especiais, a qual compete estabelecer os demais procedimentos para a efetivação do cumprimento do estágio.

Entre os requisitos para inscrição no Vale Universidade, estão, por exemplo, renda individual igual ou inferior a R$ 1.448,00 e renda familiar mensal não superior a R$ 2.896,00; não possuir outro curso de graduação; ter residência fixa em Mato Grosso do Sul há mais de dois anos ou ainda, não ser beneficiado por qualquer outro tipo de benefício ou de auxílio financeiro, com a mesma finalidade do Vale Universidade.

Como se inscrever

As inscrições, que são totalmente online, podem ser realizadas bastando o acadêmico acessar o site e clicar no banner que dá acesso à ficha de inscrição. O não preenchimento de qualquer uma das informações solicitadas no cadastro não permitirá a finalização do formulário.

Jornal Midiamax