Atraso será para garantir a operação plena do sistema 

O Ministério da Educação (MEC) anunciou que, por motivos técnicos, o início das inscrições para o Programa Universidade para Todos () 1º/2017 e para o Fundo de Financiamento Estudantil () será atrasado em um dia. 

As inscrições para o ProUni agora ocorrerão do dia 31 de janeiro a 3 de fevereiro, e do Fies, dos dias 7 a 10 de fevereiro. Anteriormente, o ProUni começaria no dia 30 e o Fies, no dia 6. Em nota, o MEC afirmou que o atraso será para garantir a operação plena do sistema nos dias de inscrição.

O calendário dos programas foi divulgado juntamente com a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2016, no dia 18 de janeiro.

ProUni

Pode se inscrever o estudante que não tenha diploma de curso superior e que tenha feito o Enem 2016, com no mínimo 450 pontos na média das notas e com nota acima de zero na redação. 

O estudante também precisa atender a pelo menos uma das seguintes condições: ter cursado o ensino médio completo em escola da rede pública; ser pessoa com deficiência; ser professor da rede pública de ensino.

Pode concorrer à bolsa integral o candidato cuja renda familiar bruta mensal per capita não exceda o valor de 1,5 salário-mínimo. As bolsas parciais são para os casos em que a renda familiar bruta mensal per capita não exceda o valor de três salários mínimos.

Fies

O Fies oferece financiamento de cursos superiores em instituições privadas a uma taxa de juros de 6,5% ao ano. O aluno só começa a pagar a dívida após a formatura. O percentual do custeio é definido de acordo com o comprometimento da renda familiar mensal bruta per capita do estudante.

Pode concorrer o estudante que tiver feito qualquer edição do Enem a partir de 2010, desde que tenha obtido média superior a 450 e não ter tirado zero na redação.

*Foto: Bruno Menezes/VEJA.com