Inscrições começam em 24 de abril e vão até 8 de maio

O governo do Estado irá abrir, no próximo dia 24 de abril, as inscrições para o Programa Vale Universidade Indígena, que concede bolsas de auxílio para permanência de estudantes indígenas na UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul).

As inscrições para o ano corrente ficarão abertas até o dia 8 de maio. Para se inscrever, o estudante deve apresentar documentação comprovando ser indígena e ter uma renda familiar de até três salários mínimos.

Também é exigido que os acadêmicos estejam regularmente matriculados em cursos de graduação presencial da UEMS, com frequência mínima de 80% nas aulas. Não podem se inscrever alunos com reprovação em disciplinas do curso.

As inscrições devem ser feitas por meio do site da Sedhast (Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho). O resultado da classificação preliminar dos estudantes inscritos será divulgado no dia 11 de maio, também no mesmo site.

O valor do benefício social é calculado pelo governo do Estado observando a média de 70% do valor das mensalidades do curso ofertado nas instituições de ensino superior privadas conveniadas ao Estado. 

Em contrapartida, o acadêmico deverá realizar atividades de origem administrativa no interior da UEMS, com carga horária de 12 horas semanais, e será avaliado pelos seus resultados.

A bolsa poderá ser concedida por um período de seis meses, passível de renovação. O edital completo do Programa Vale Universidade Indígena pode ser encontrado no Diário Oficial do Estado desta quinta-feira (30), entre as páginas 16 e 17. 

(com supervisão de Evelin Araujo).