Pular para o conteúdo
Emprego e Concurso

Campeã de empregos em 2016, Três Lagoas vive agora o desemprego

Finalização da 2ª linha da Fibria é apontada como causa
Arquivo -

Finalização da 2ª linha da Fibria é apontada como causa

Segundo o Caged (Cadastro Geral de Emprego e ), , município 338 quilômetros distante de , foi a cidade que mais gerou empregos em 2016 em todo o Brasil. Mas atualmente está passando por um déficit, o que também é confirmado por dados atuais do Caged.

“Três Lagoas passa por ciclos de emprego e desemprego. O que fez com que Três Lagoas fosse a cidade que mais gerou empregos ano passado foi o ciclo da montagem e da construção civil e este ciclo chegou ao fim”, explica o diretor da Casa do Trabalhador do município, Welson Alves, se referindo ao fim da construção e montagem da segunda linha de produção da Fibria, uma das gigantes da celulose.

O alarde em torno do título de ‘cidade que mais gerou emprego’ levou Três Lagoas aos noticiários nacionais e acabou atraindo pessoas de diversos lugares. Como é o caso de Magno Roberto Bastos, de 24 anos, que veio de Pinheiro, no Maranhão.

“Vim atrás de emprego. Tenho um irmão e amigos que trabalham aqui. Já trabalhei por 3 meses na Belo Monte, em Altamira no Pará. Mas tem dois meses que estou aqui e ainda não consegui emprego. O problema é que na minha carteira tenho registro para servente de obra, mas as vagas são para auxiliar de produção e eles não encaminham”, reclama.

Segundo Magno, as funções das duas profissões são similares.

História parecida é a de Nicole Jeanbatista, de 21 anos. Mas ela veio do Haiti e está há 2 anos no Brasil. Ela trabalhou na Metalfrio como auxiliar de produção e está desempregada há 4 meses. “Vim para Três Lagoas porque meu amigo já trabalhava aqui e falou pra eu vir. Agora vou procurar vaga em qualquer área”, conta.

De acordo com Welson, há cerca de 500 haitianos em Três Lagoas e existe dificuldade na colocação deles no mercado de trabalho.

Campeã de empregos em 2016, Três Lagoas vive agora o desemprego

Números

O saldo do emprego em Três Lagoas registrado pelo Caged em agosto foi de menos 994 vagas. A tendência ao desemprego vem desde abril deste ano, quando o saldo foi 223 negativo. Os meses subsequentes, com exceção de junho (+82), permaneceram com déficit: maio com menos 426 vagas e julho, menos 768.

A finalização da construção e montagem da segunda linha de produção da Fibria pode explicar, pelo menos em parte, o índice negativo. Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico Antônio Luiz Empke Júnior,  no pico de empregabilidade de ampliação da Fibria haviam cerca de 10 mil pessoas trabalhando na construção, sendo que 52% deles eram de Três Lagoas.

“A maioria dos que vem de fora são da região do nordeste e acabam não voltando. No momento estão na expectativa da retomada da construção da UFN 3 da Petrobrás, que lançou edital de venda dos ativos”, destaca.

Cícero André de Lima, de 38 anos, é de Alagoas. Ele trabalhava em um consórcio construtor e veio transferido para Três Lagoas, onde está há 8 meses. A empresa faliu e ele diz que até ficou sem receber a rescisão trabalhista.

“Entrei na justiça, ganhei a causa e o advogado falou que eles não recorreram, mas mesmo assim não estão pagando. Minha sorte é que faço artesanato e vendo na feira. Trabalhei 5 meses na Fibria, mas já mandaram todo mundo embora. Se não conseguir emprego, vou ter que ir para outro lugar”, afirma.

 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Amigos lamentam morte de adolescente de 16 anos em Ribas do Rio Pardo

Fim de semana será de tempo firme com queda de temperatura

pix

Na mira de Trump, Pix trouxe inovações para o comércio em MS e não é canal para negócios com o exterior

Trump é diagnosticado com insuficiência venosa crônica

Notícias mais lidas agora

JBS terá que participar de conciliação com moradores por fedor no Nova Campo Grande

Consórcio Guaicurus pede na Justiça devolução de multas com juros e correção monetária

mpms

Com 88 sigilos, MPMS gastou mais de R$ 369 mil em diárias durante junho

Vinícius Júnior ganha estátua de cera e se impressiona com semelhança

Últimas Notícias

Brasil

Covid-19: Fiocruz confirma circulação de nova variante no Rio de Janeiro

RJ é o quarto estado brasileiro com a circulação da variante

Economia

Receita diz que não haverá obrigatoriedade na cobrança retroativa do IOF

Órgão confirmou que vai avaliar a "situação em relação aos contribuintes" visto que aumento do IOF voltou a valer

Cotidiano

Consumidores perderam, em média, R$ 610 com golpes em compras online em MS, aponta pesquisa

Levantamento considera mais de 5 mil denúncias registradas na plataforma SOS Golpe, nos primeiros cinco meses do ano

Mundo

Israel pede desculpas após ataque a igreja católica que matou 3 pessoas em Gaza

Premiê de Israel afirmou que ataque na igreja foi engano