Pular para o conteúdo
Emprego e Concurso

Para sindicatos de MS, faltam motivos para comemorar o Dia do Jornalista

Data deve servir para lutar por melhores condições de trabalho
Arquivo -

Data deve servir para lutar por melhores condições de trabalho

Para os presidentes dos Sindicatos de Jornalistas de e de , existem vários desafios a serem superados pela categoria antes de se comemorar o Dia do Jornalista. Hoje, a data serve mais para que jornalistas lembrem dos problemas que a profissão tem que enfrentar, do que de conquistas a serem celebradas.

O que Luís Carlos Luciano, presidente do Sindjor de Dourados, considera ao dizer que “não existem motivo para comemorar o Dia do Jornalista”, é que existe um cenário regional e nacional desfavorável aos profissionais da comunicação. Luciano avalia que existem condições de trabalho precárias geridas por “picaretas” que exploram o jornalista. O sindicato lançou um manifesto alertando para o valor social do jornalista, a necessidade de ética, regulamentação profissional, respeito autoral e de sua importância no contexto social, democrático e político.

Já Geraldo Duarte Ferreira, presidente do Sindjor de Campo Grande, relembra também dos desafios em relação a não-exigência do diploma para executar a atividade jornalística. “Hoje em dia você estuda, faz quatro anos de faculdade, pega seu diploma, enfrenta a burocracia do Ministério do Trabalho e tira seu registro pra disputar o mercado de trabalho com gente quem quer ser jornalista por que tem amigos e contatos.”

Ele explica que em sua gestão, conseguiu triplicar o número de filiados ao sindicato, e que essa é uma vitória para a categoria como um todo. “São profissionais que representam os outros jornalistas”, afirma. Ele diz que sem a atuação junto ao sindicato, o jornalista não consegue negociar a melhoria das condições de trabalho e salários com os empregadores. Ambos os sindicalistas falam da necessidade de unir a categoria em torno de superar essas dificuldades.

A Fenaj (Federação Nacional dos Jornalistas) também apontou como um problema para a profissão a violência enfrentada pelos jornalistas. Segundo um relatório emitido pela entidade sobre casos de agressão contra jornalista, houveram 137 ocorrências em 2015, oito a mais do que as 129 registradas no ano anterior. As agressões ocorrem principalmente em manifestações nas ruas.

Salário

Uma das reivindicações principais dos jornalistas é um salário justo. Seguindo uma linha diferencial do praticado no mercado regional, o Jornal Midiamax desde 2014, foram pioneiros elaboração, negociação e oficialização do acordo coletivo com o empregador que, além de propiciar a adesão maciça ao Sindjor-MS, também estabeleceu um piso salarial e melhorias nas condições de trabalho que já repercutiram positivamente em outras redações.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Global Citizen 2025 será em Nova York com Hugh Jackman como anfitrião

Jovem é presa por ameaçar e jogar gasolina na mãe em Bataguassu

Líder de quadrilha que trocava etiquetas de malas no Aeroporto de Guarulhos é preso pela PF

bodoquena

Concurso polêmico de promotor do MPMS aprova 9 inscrições

Notícias mais lidas agora

Bebê

Laudo aponta que bebê morreu asfixiada ao ser estuprada pelo pai em MS

icone da mpb ms ao vivo parque das nações palco

Vai lotar? Próxima atração do MS ao Vivo promete agradar amantes da MPB

Fux diverge de Moraes e vota contra medidas cautelares a Bolsonaro

Dourados discute direitos humanos e cidadania durante 3ª conferência

Últimas Notícias

Polícia

VÍDEO: Casa fica destruída após incêndio no Colibri em Campo Grande

Moradores não estavam em casa

Política

Decisão de Fux é a mais centrada, diz Mochi sobre divergência no STF

Momento é de tensionamento, avalia deputado estadual do MDB

Brasil

Oposição vai à Câmara, mas Hugo Motta proíbe reunião durante recesso

Deputados do PL planejavam votar moções em apoio ao Jair Bolsonaro

Famosos

Ator de Duro de Matar, Bruce Willis não consegue mais falar, ler ou andar; entenda

Bruce Willis teve um agravamento no quadro de saúde e não consegue mais se comunicar; entenda a situação do ator de Duro de Matar