Dados são de pesquisa divulgada pelo IBGE

A taxa de desemprego no Brasil fechou em 11,2%, no trimestre que fechou em abril de 2016, de acordo com a PNAD Contínua (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua).

Os dados foram divulgados nesta terça-feira (31) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). O nível de desemprego cresceu 18,6% em relação ao último trimestre e 42,1% em relação ao mesmo trimestre de 2015.

O estudo ainda aponta que o número de trabalhadores com carteira assinada do setor privado diminuiu 1,8% em relação ao trimestre passado e 3,3% em relação ao mesmo trimestre de 2015. Os indicadores, segundo o IBGE, são calculados com base em informações dos últimos três meses consecutivos da pesquisa.

Em relação ao levantamento do trimestre que vai de fevereiro a abril, havia 11,4 milhões de pessoas consideradas sem ocupação. Ela supera em cerca de 18% o período entre novembro de 2015 e janeiro de 2016. Comparado com o mesmo trimestre no ano passado, a estimativa subiu cerca de 42%, com um aumento de 3,4 milhões de pessoas desocupadas.

A publicação da PNAD Contínua pode ser conferida AQUI.