Pular para o conteúdo
Emprego e Concurso

Mochi diz que exonerações na AL são para ‘abrir espaço’ a concursados

Resultado final do concurso deve sair no próximo mês
Arquivo -

Resultado final do concurso deve sair no próximo mês

O presidente da ALMS (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul), deputado estadual Junior Mochi (PMDB), afirmou que está sendo feito estudo na casa para realizar exonerações e desta forma, abrir vagas para os que forem aprovados no primeiro concurso da Casa. Ele relatou que algumas já foram feitas e outras devem ocorrer até o fim do ano.

“Nós estamos fazendo um estudo e analise de todo nosso quadro funcional, o plano de cargo e carreira, para pra ver o que é possível desfazer e dentro das vagas em aberto possamos colocar a disposição. Quando chegar ao final, alguns deverão ser exonerados para que quando a gente iniciar 2017 essas vagas já existam para fazermos as substituições junto aos concursados”, afirmou Mochi.

O presidente destacou que algumas vagas já estão em aberto por conta do chamado PAI (Programa de Aposentadoria Incentivada).

“Destes, alguns cargos estão vagos ainda e serão ocupados pelos concursados, de acordo com as necessidades da casa. Queremos iniciar o ano legislativo dando posse para uma parte significativa daqueles que passaram no concurso”.

Mochi enfatizou que é de sua responsabilidade os cargos da casa de modo geral, mas dos gabinetes é de cada deputado. “Tiveram notícias em que se falavam em um quantia de funcionários exonerados, mas não sei dizer de onde são exatamente. Nomeações e exonerações acontecem todos os meses na casa, mas nos gabinetes não é de minha responsabilidade, a não ser do meu e da Casa de Leis em si”.

O presidente explica que cada deputado as vezes faz as substituições normais, já que os cargos de nomeação nos gabinetes são de livres nomeação e de competência do parlamentar. Já os comissionados que exercem as chamadas ‘atividades fim’ serão substituídos pelos efetivos. 

“Cada parlamentar tem o número de até 25 que pode nomear e normalmente eles demitem e nomeiam. Vivemos num momento em que há denúncias e cabe a nós investigar e apurar e se não estiverem cumprindo cabe a fazermos exonerações também”, concluiu o presidente.

Concurso

O primeiro concurso da ALMS foi realizado no dia 25 de setembro passado e a listra de classificação dos candidatos foi divulgada no último dia 4, sendo este o preliminar das provas objetivas do concurso que vai preencher 80 vagas.

A classificação foi divulgada pela banca que realizou o certame, a Fundação Carlos Chagas. A avaliação dos títulos deverá ser divulgada no dia 9 de dezembro. A publicação do resultado final está prevista para o dia 27 de dezembro.

Conforme a Assembleia Legislativa, 18.040 pessoas se inscreveram no concurso, sendo 148 candidatos com deficiência, 595 negros e 37 indígenas, para os 21 cargos distribuídos entre nível médio e nível superior. Foram registradas 3.022 abstenções.

(Colaboração Ludyney Moura)

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Executado na fronteira de MS seria ex-presidiário e foi morto na frente da família

Altcoins dispararam com nova máxima do Bitcoin e o tarifaço de 50% do Trump

Terremoto de magnitude 7,3 atinge Estados Unidos e gera alerta de tsunami

Homem é sequestrado, espancado e abandonado sem roupas na BR- 262 em Campo Grande

Notícias mais lidas agora

carne frigorifico

Após MS suspender exportação de carne para os EUA, sindicato prevê normalização do mercado em poucos dias

relatoria tereza nelsinho

Nelsinho e Tereza confirmam ida aos EUA para pedir novo prazo do tarifaço de Trump

Vanildo e Fabiana, transplante de rins

Dez anos após transplante de rim, Vanildo celebra a vida ao lado de doadora do órgão

Palmeiras empata com Mirassol e não vence há 3 jogos no Brasileirão

Últimas Notícias

Esportes

Grêmio é dominado na etapa final, perde para Alianza Lima e se complica na Sul-Americana

Alianza e Grêmio mediram forças em Lima, capital peruana

Política

Senadores aprovam MP que aumenta vencimento de militares

Reajuste será de 9% dividido em duas parcelas

Polícia

Idoso tem Pampa amarela sem gasolina furtada de quintal em Coxim

Carro estava com o tanque vazio e com a documentação atrasada

Esportes

Neymar decide e Santos derrota Flamengo na Vila Belmiro

Camisa 10 marca o gol da vitória em jogo transmitido pela Nacional