Aulas são no turno matutino e noturno

O Instituto Cultural Chamamé MS – Chamamé, Guarânia e Polca Paraguaia, em parceria com o Consulado do Paraguai em Campo Grande e apoio do Governo do Estado abriu inscrições para o Curso Básico da Língua Guaraní. As aulas serão ministradas em dois turnos, no período matutino e noturno na sede do Consulado do Paraguai.

No horário vespertino, as aulas serão ministradas todas as segundas e quintas feiras, das 15h às 17h, com início em 7 de março. No período noturno, as aulas serão todas as terças e quintas feiras, das 19h às 21h.

Neste ano serão duas turmas porque no ano passado a procura foi grande, 200 candidatos disputaram 20 vagas. Em razão da procura, serão abertas duas turmas este ano. O curso de guarani será oferecido em módulo básico, com carga de 100 horas pela professora Idalina Maciel Leon, formada pelo Instituto Ateneu. Segundo ela, “aprender o idioma guarani é importante para entender a cultura paraguaia e também indígena”.

As inscrições podem ser feitas através do link – http://www.chamamems.com.br/noticias/curso-de-idioma-guarani-turmas-2-e-3. O curso será na sede do Consulado do Paraguai em Campo Grande, que fica na rua Marechal Rondon, 1.945, entre as ruas Rui Barbosa e Pedro Celestino.

Mato Grosso do Sul tem uma grande população de imigrantes paraguaios e índios que adotam o idioma no dia a dia. “Dependendo do aluno é possível adquirir fluência nesse curso básico”, disse a professora Idalina Maciel ao Portal da Educativa.

Segundo Idalina Maciel, o alfabeto do idioma guarani é composto de 33 letras entre consoantes, sinais de nasalidade, oral e dígrafo (uso de duas letras para um único fonema). “O alfabeto do idioma guarani é maior que o português e espanhol, mas não é difícil de aprender. Como toda língua, o aprendizado depende de dedicação e disciplina do aluno”, lembra a professora do curso patrocinado pelo Instituto Chamamé MS e Consulado do Paraguai. Desde 2007 o guarani passou a ser um dos idiomas oficiais do Mercosul (Mercado Comum do Sul), bloco que reúne os países da América do Sul.

Mais informações podem ser obtidas pelos telefones: (67) 9927-5144 e (67) 3384-6610.